A semente e o tempo

image_pdfimage_print

TEXTO: II Co.9:10-1110 – Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;11 – Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.

Tempo: Duração relativa das coisas; passado, presente e futuro

Na bíblia o tempo é algo pessoal, então é importante que tenhamos discernimento do tempo de acordo com as estações da nossa vida. E isto vemos na Palavra de Deus que o Ap. Paulo fazia muito bem e essa carta de dele era uma carta de reconciliação. Para que ocorra a reconciliação deve ocorrer arrependimento.

Como é que o Ap. Paulo em uma carta de reconciliação faz um pedido de “Ofertas”, prá você faz sentido isto? Se olharmos para o processo de reconciliação que Deus nos propôs é exatamente isso. Quando Deus deseja a reconciliação com o seu povo, com a sua criação o que Ele faz? Lance uma semente, uma entrega, um sacrifício(II Co.1:19- Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim.20 – Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós). Espiritualmente falando, toda reconciliação, conduz a um relacionamento e também a uma entrega e um sacrifício. Na infância recebemos sementes dos nossos pais e hoje somos frutos da semente deles. A criança aprende através dos nossos ensinamento e exemplo(pais). Então como nós estamos ensinando os nossos filhos? Nesta fase que estamos lançando sobre eles sementes, são as certas e o tempo é o correto? A partir do momento que a criança recebe ela começa formar a sua “consciência”, para desenvolver sua adolescência e vida adulta.

Enquanto igreja também vivemos uma fase de criança, de luto, de frustração e ai muitas vezes paramos em nossa caminhada cristã e paramos de crescer e amadurecer, e até mesmo fechamos o nosso coração para aquilo que Deus quer fazer. Porque não nos mantemos com o coração ensinável, perdemos as sementes que o Senhor quer colocar em nossas mãos e elas acabam ficando pelo caminho e paramos até mesmo de gerar novas sementes ou apenas comemos aquelas sementes, sem continuar o ciclo da mesma, que tão bem o agricultor conhece.

Conclusão: Tudo que precisamos é da generosidade para semear no tempo certo, com sabedoria e discernimento, a começar em nossa casa e pela nossa igreja. Sabem porque ainda não colhemos os frutos das nossas sementes? Porque nos falta sabedoria e discernimento para entender os tempos e as estações. Quando isso acontecer, estaremos obedecendo um principio tão importante para as nossas vidas, semear e colher. Amém.

Autora: Fran Souza