Vamos fazer a escolha certa?

Texto: Lucas 10: 38/42

Introdução: Hoje vivemos num mundo globalizado  em que em poucos segundos ficamos cientes do que está acontecendo em todo o mundo e a tecnologia então, tem feito avanços espetaculares e isso faz com que as pessoas sejam atraídas para a busca do conhecimento e do poder, pois quanto mais eu conhecer e ter serei reconhecido e os outros me darão importância, e então eu busco ter status para ser aceito na sociedade, mas a bíblia nos diz que devemos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar e as demais coisas nos serão acrescentadas.

                   Este texto nos fala de duas irmãs, que cresceram juntas, mas que tinham atitudes bem diferentes, vamos ver:

  1. A atitudes de Marta:
  1. Ocupada– Marta humanamente falando queria proporcionar para Jesus o melhor, talvez uma casa limpa, uma boa comida e com esta atitude ela havia se desviado do objetivo principal(Pv.16:2), Jesus estava em sua casa. Quantas pessoas corriam para ver e ouvir as palavras de Jesus e agora Marta tinha esta oportunidade e estava ocupada com outras coisas.
  2. Ansiedade- Com sua agitação, Marta estava desatenta a tudo o que Jesus tinha para lhes falar, por isto seus ouvidos estavam tampados para as coisas de Deus. Quando ficamos agitados e ansiosos, abrimos brechas para que o inimigo atinja as nossas vidas(Pv. 12:25, Mt. 6:25/26).
  3. Rebelião– Marta se indignou com aquela situação e com atitude da sua irmã, pois se sentia injustiçada e vítima de uma oportunista. Quantas vezes nos sentimos assim? Achamos que somos perfeitos e que temos as melhores atitudes e até nos rebelamos com a vontade de Deus, achando que a nossa vontade é a perfeita, mas o Senhor sonda os nossos corações(Pv. 21: 2, I Sam.15:23a).

     2) A atitudes de Maria:

  1. Assentada- Naquele momento Maria decidiu assentar-se aos pés de Jesus, sua decisão nos mostra uma atitude de descanso, talvez já tivesse trabalhado muito, mas agora Jesus estava em sua casa e como uma discípula fiel, resolveu assentar-se aos pés do seu mestre(Sal. 91:1)
  2. Ouviu– Maria se dispôs a ouvir os ensinamentos de Jesus e esta era a melhor escolha que ela poderia ter feito(Tg. 4/8) e aquele que se achega ao Senhor ele de maneira nenhuma lançará fora da sua presença, por isto Jesus adverte a Marta que o que Maria tinha escolhido não lhe seria tirado
  3. Prática– A Palavra de Deus nos diz que devemos ser praticantes e não somente ouvintes dela, então deixemos de faláceas e vamos para prática, entendendo que daremos conta de todas as nossas palavras, sejam poucas as nossas palavras, porque são nossas ações que falam mais alto.  

Conclusão– Temos visto que muitos casamentos tem se desmanchado porque há muitas mulheres que não tem sabedoria na condução da vida familiar, muitas vezes há uma tendência aos exageros, tanto por um lado como para outro. Vemos neste texto, que Maria decidiu ficar aos pés de Jesus,     pois ela sabia que esta era a melhor e a escolha a ser a ser feita. Amém