Levanta-te e anda

 

TEXTO: LC. 5: 17/26- Lucas 5: 17. Um dia, quando ele estava ensinando, achavam-se ali sentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia e da Judéia, e de Jerusalém; e o poder do Senhor estava com ele para curar. 18. E eis que uns homens, trazendo num leito um paralítico, procuravam introduzí-lo e pô-lo diante dele. 19. Mas, não achando por onde o pudessem introduzir por causa da multidão, subiram ao eirado e, por entre as telhas, o baixaram com o leito, para o meio de todos, diante de Jesus. 20. E vendo-lhes a fé, disse ele: Homem, são-te perdoados os teus pecados. 21. Então os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus? 22. Jesus, porém, percebendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Por que arrazoais em vossos corações? 23. Qual é mais fácil? dizer: São-te perdoados os teus pecados; ou dizer: Levanta-te, e anda? 24. Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. 25. Imediatamente se levantou diante deles, tomou o leito em que estivera deitado e foi para sua casa, glorificando a Deus. 26. E, tomados de pasmo, todos glorificavam a Deus; e diziam, cheios de temor: Hoje vimos coisas extraordinárias. – Bíblia JFA Offline

Início: Síndrome de Guillain-Barré é uma condição rara e grave do sistema nervoso periférico. Ocorre quando o sistema imunitário do corpo ataca parte do sistema nervoso.

Introdução
A causa exata da Síndrome de Guillain-Barré é desconhecida. A maioria das pessoas (60% aproximadamente) desenvolvem a condição, logo após de ter dito uma infecção viral ou bacteriana. Imagina-se que a infecção pode desencadear o sistema imune fazendo-o atacar as raízes nervosas e também os nervos periféricos.

Os sintomas de Síndrome de Guillain-Barré costumam aparecer em uma a três semanas após uma ligeira infecção, tal como, na garganta ou gastroenterite (uma infecção do estômago e do intestino) e, também, aftas.

Os sintomas geralmente começam nos pés e nas mãos antes de se espalhar para os braços e depois às pernas. Inicialmente, pode-se ter:
Dor, formigamento e dormência;
Fraqueza muscular progressiva;
Problemas de coordenação e instabilidade (a não capacidade de andar sem ajuda).
A fraqueza afeta ambos os lados do corpo, e pode piorar ao longo de vários dias.

O Sistema Nervoso Periférico
O sistema nervoso periférico é a rede de nervos que se encontram fora do sistema nervoso central, incluindo os nervos motores, que o cérebro utiliza para controlar os músculos.

Na Síndrome de Guillain-Barré, o sistema imunológico (defesa natural do organismo contra infecções e doenças) ataca estes nervos, tornamdo-oa inflamados e por conseguinte parar de trabalhar. As inflamações dos nervos periféricos provocam uma sensação de formigamento, entorpecimento nos braços e pernas. Isso pode levar a sensação do formigamento e a fraqueza muscular. Às vezes, os músculos respiratórios também estão envolvidos.

Mas o que temos neste exemplo Dobrev o Projeto Casas de Paz ou então sobre Células? Tudo, pois no mundo espiritual há muitas pessoas que estão na situação desse homem, há um problemas crônico em suas vidas e elas não conseguem andar e avançar sozinhas. A sua capacidade de defesa está desorganizada e elas não tem discernimento e nem forças para se defenderem. Satanás e seus agentes estão atacando todo o seu organismo e os fizeram estacionar na fé.

Mas existe um Deus que os ama e que um dia quando estávamos assim, Ele se importou conosco e enviou pessoas para nos ajudar e nos levar a presença daquele que é capaz de sarar todas as nossas enfermidades(Is. 53:3). 

 

  • Fariseus e Doutores da Lei: Se fosse em nossos dias, muitos pastores e apóstolos poderiam achar que aquela reunião estava bombando, que muitos iriam falar do número de pessoas presentes, da qualidade dessas pessoas(fariseus e Doutores da Lei), mas Jesus não se importava com aquilo, a sua missão era trazer o Reino de Deus a esta terra(João 4: 34. Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra. 35. Não dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa) e Ele não abriria mão do seu chamado.
  • Um fato inusitado acontece: Em meio a reunião aparece, sendo colocado pelo telhado uma cama com um homem em cima e esse homem era paralítico. Quantas e quantas vezes queremos por regras para que Deus nos atenda? Ei escute bem, Deus não está pautado em nossas limitações e achismos, o Espírito Santo usa a maneira que Ele quer e do jeito que Ele quer(João 3: 8. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito).

 

  • O milagre aconteceu: Jesus diz para aquele homem que os seus pecados estavam perdoados e a consequência era a sua cura. Há muitos enfermos físicos por causa de uma enfermidade mais grave que é a enfermidade espiritual, então se arrependa peça perdão e você será curado no espírito, na alma e no corpo.
  • O questionamento dos religiosos: os hipócritas questionará a atitude e autoridade de Jesus, mas pra eles Jesus diz, poderia eu ter dito também Levanta-te e anda, qual vocês preferem? Jesus tinha autoridade para fazer milagres e prodígios e não se escondia da sua missão.

Conclusão: Se formos fiéis no pouco, sobre o muito seremos colocados, mas nem fazemos o pouco, o mínimo e já queremos estar sobre o muito? Temos pela frente um chamado, assim como Jesus enviou os discípulos há 2000 anos atrás assim também estamos sendo enviados para buscar os paralíticos, os enfermos, para que eles encontrem Jesus é o milagre aconteça em suas vidas. As Casas de Paz são uma estratégia do céu para a conquista de vidas para o Reino de Deus. Venha se junte a nós e decida ser um embaixador do Reino do Pai(II Coríntios 5: 20. De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. – Bíblia JFA Offline). Amém