Os olhos são a luz do corpo

image_pdfimage_print

Texto:  Mateus 6:19-24 – Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;20 – Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.21 – Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.22 – A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;23 – Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

Início: Há uns dias atrás assisti um programa na TV em que o repórter estava percorrendo o interior do Camboja e transporte ele usava um carrinho que percorria uma linha de trem desativada. Este carrinho era bem rústico, mas tinha um motorzinho e transportava pessoas, em dado momento no sentido contrário e na mesma linha vinha um outro carrinho que também tinha pessoas sendo transportadas (ainda bem que não era um trem), e quando pararam ficaram um de frente para o outro. Então foram contadas as pessoas que estavam em cima de um carrinho e também o do outro e ai o carrinho que estava com menos pessoas foi desmontado rapidamente e montado logo a frente e ambos continuaram a sua viagem(rs,rs,rs), ainda bem que não era um trem que estava vindo(já pensou?), porque era uma linha desativada.

A bíblia diz que não devemos ajuntar tesouros na terra onde há a cobiça e os ladrões em todo o momento querem roubá-lo e quando decidimos fazer isto estamos indo na contra mão da vontade de Deus e com certeza sofreremos as consequências da nossa desobediência e falta de zelos com as coisas de Deus. Quando agimos desta maneira deixamos de olhar para Jesus e começamos olhar para a nossa capacidade de decidir o que é melhor para a nossa vida(Mt. 6:25 – Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?). Não fomos criados a imagem e semelhança de Deus para sermos independentes e sim para gerarmos em nosso coração uma dependência Dele, por que Ele tem o melhor para nós e o que Ele está fazendo hoje podemos até não entender, mas entenderemos mais tarde.

Um dos sentidos mais importantes do nosso corpo é a visão, e a bíblia diz que ela é a luz do nosso corpo, então precisamos estarmos focados e com a nossa visão sempre em Jesus, que é autor e consumador da nossa fé, vemos isto na vida do Apóstolo Pedro(Mt. 14:22/33) quando Jesus anda sobre as águas e vai ao encontro do barco em que os discípulos estavam. Assustados e em dúvida se era Jesus, Pedro lança uma palavra de fé e na resposta de Jesus ele decide descer do barco e também andar por sobre as águas. Somente Pedro teve esta atitude corajosa e enquanto ele estava olhando para Jesus realmente o milagre aconteceu, mas na medida em que o vento bateu e ele tirou a visão de Jesus começou a afundar e gritou: Senhor salva-me, e Jesus o segurou pela mão e disse: Homem de pequena fé, porque duvidaste?  Misericórdia das nossas vidas, se Pedro que teve fé para também andar por sobre as águas, indo em direção a Jesus, como será que o Senhor avaliaria a nossa fé?

Em outra ocasião quando participavam da Ceia(Jo.13), era de costume lavarem os pés para participarem de uma refeição, pois andavam a pé muitas distâncias, e naquele momento ninguém providenciou isto, e Jesus levantando-se e começou a lavar os pés dos discípulos, mesmo sendo mestre e líder deles. Pedro se ofendeu com aquela atitude, e disse que Jesus não iria lavar os seus pés, mas Jesus repreendeu a Pedro e ai Pedro já queria ser lavado em todo o corpo. Então vemos a instabilidade espiritual na vida de Pedro, onde em um momento sua fé exalava do seu corpo, mas em outro havia a incredulidade latente em sua vida, assim também somos nós quando a nossa visão fica comprometida com as coisas do mundo.

Conclusão:  Pedro teve fé por um momento para andar sobre as águas, mas não teve atitude de servo quando era para servir a Jesus e os outros discípulos. Assim somos nós quando damos vasão a nossa alma e a nossa carne, pois com elas não conseguimos agradar e fazer a vontade de Deus.

Que possamos buscar uma vida no espírito, com a ajuda do Espírito Santo de Deus que nos auxilia em todas as nossas fraquezas. Pedro após a consolidação realizada por Jesus em sua vida, verdadeiramente se converteu e se tornou um grande servo de Jesus Cristo, convertendo milhares de pessoas, que também começaram a enxergar as coisas de Deus e fazer a sua vontade. Amém