Reacendendo a chama

 

Então os descendentes do sacerdote Arão acenderão o fogo do altar e arrumarão a lenha sobre o fogo.Levítico 1:7

Entregando o pecado.
Primeiro, era trazido uma oferta para ser sacrificada ( holocausto ), onde  aquele que a trazia colocava a mão sobre o animal ofertado para o sacrifício, para que , através de uma oração seus pecados fossem transferidos para o animal e também, para que pudessem ver que um inocente estava morrendo por causa de seus pecados. Lv 1:4 porá a mão (sobre o sacrifício ) – transferindo o pecado e ao mesmo tempo olhando para o sacrifício pelo pecado, ou seja, um inocente sendo sacrificado pela nossa culpa sem merecer.
Naquela época, assim se purificavam de seus pecados.
Hoje, sabemos que Jesus Cristo, através de seu sacrifício nos perdoou e nos libertou do pecado, porém, continuar pecando é uma opção e negar ao pecado para nos aproximarmos mais e mais de Deus é um DECIÇÃO!

Ordem das coisas.
Precisamos então, por ordem nas coisas para que o nosso desejo de mudança e arrependimento nos proporcione nos estarmos mais perto de Deus!Não há como desejar e conseguir que o Espírito Santo de Deus venha e satisfaça nossa vontade se estivermos completamente longe dos propósitos dele pela presença constante do pecado em nós.Ou seja: primeiro nos consertamos e trazemos nosso pecado à tona, verbalizando, olhando para ele e entendendo que esse pecado tem nos prendido e nos mantido longe de Deus e, somente depois disso poderemos buscar novamente o fogo do Espírito Santo e ter sucesso nisso!

Então os descendentes do sacerdote Arão acenderão o fogo do altar e arrumarão a lenha sobre o fogo.Levítico 1:7
Se prestarmos bem atenção, poderemos ver nesse versículo muito de Jesus Cristo nele.
Quando fala em descendentes, podemos nos reportar a Genesis 3:15 que diz:
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Aqui está sendo iniciado o plano de salvação. Há o prenuncio da vinda do filho de Deus para salvar o mundo do pecado e pisar na cabeça da serpente.
Já que o pecado entrou no mundo através da mulher, também viria a salvação pela sua semente através de Maria, mãe de Jesus, o salvador.
Jesus, como o filho de Deus, seu descendente e herdeiro.
Quando fala a respeito do sacerdote, podemos que Arão ensinou o trabalho levítico do cuidado das coisas sagradas em todos os seus detalhes mas, Jesus Cristo, o sumo sacerdote como diz em Hebreus 2:17: Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo, Ele, Jesus Cristo, veio para nós, não para ensinar os trabalhos do templo mas, para ensinar a respeito do reino de Deus.
Quando fala em acender o fogo, podemos imaginar que é o inicio do projeto “salvação”, pois, nasceria um menino e sua vinda mudaria toda a forma de agir e pensar para os almejassem a salvação.
Sem um nascimento não pode haver sacrifício e o nascimento de Jesus Cristo proporcionou tal sacrifício para tal jamais fosse necessário novamente.
Entendemos então que foi levantado um altar de sacrifício para que nos fosse perdoados os pecados e o altar que Cristo ergueu para ele mesmo foi a cruz.
Então, o altar de sacrifício de Cristo foi a cruz para que nos tornássemos um altar de adoração.
Ainda nesse versículo, quando se refere a lenha, que é o que precisa para o fogo, tipifica a cruz de Cristo, a qual se tornou sinal de vida apesar da morte a qual se refere.
E, por último, o segundo fogo.
Esse, tem de ser por nossa conta já que Jesus já fez tudo por todos, agora, manter esse fogo aceso tem de ser trabalho constante de cada um.
ele nos deixou as ferramentas exatas para isso.
Em Atos dos Apóstolos capítulo 2, as ferramentas para que se mantenha esse fogo aceso nos foram dadas, o Espírito Santo de Deus.
Sendo assim, saibamos todos que nos habilitamos a acender esse fogo do altar, pois em João 2:12 diz que Todos Quantos o receberam deu-lhes o poder de serem filhos de Deus, ou seja, somos sementes de Cristo e co-herdeiros do Reino de Deus através de Jesus nosso salvador.

Faça valer esse sacrifício que Cristo fez por você.
Jamais desista Dele pois assim, você jamais desistirá de você.
Estabeleça Deus em sua vida e não abra mão disso.
Pondere sempre suas ações.
coloque o Espírito Santo a frente de tudo, Ele não vai se incomodar com isso, tenha certeza.
Pergunte a Ele tudo, de preferência antes de fazer e não depois de ter feito.
entrega o teu caminho a Ele pois ele te ama muito.

Autor: Pr. Luiz.