Seja um Gideão

Texto: Juízes 6:1-10

Introdução:Houve paz por 40 anos após a guerra em que Débora e Baraque venceram. Porém Israel havia feito “o que era mal perante os olhos de Deus”, por isso Deus os entregou nas mãos dos Midianitas por sete anos.

Israel sofria por que tudo que semeavam os inimigos vinham e destruíam tudo NÃO DEIXAVA SUSTENTO ALGUM, assim Israel ficou muito debilitado.

Então o povo clama ao Senhor, e o Senhor os relembra todos livramentos que deu ao povo, e que havia pedido para que não TEMESSEM  aos deuses dos amorreus, porém o povo NÃO OUVIU A VOZ DO SENHOR.

NÃO OUVIR A VOZ DE DEUS: Deixamos de ouvir a voz de Deus quando negligenciamos nosso relacionamento com o Pai, que acontece através de oração, palavra e jejum. Não há outro meio, precisa haver equilíbrio entre estes três pilares.

Só oração corro risco de me tornar muito espiritual –ual – ual – ual

Só palavra corro risco de me achar o mestre dos mestres, o sabe tudo

Só jejum é dieta.

Quando não ouvimos a voz de Deus, começamos a dar lado para outras vozes, voz dos nossos desejos, dos inimigos,

Da sociedade contaminada. Contaminamos nossa audição então o inimigo das nossas almas começa a roubar a Palavra que já foi semeada, contamina nossas sementes. Deixamos de lembrar das nossas promessas, esquecemos até mesmo de tudo o que Deus fez por nós, entramos em sérias dificuldades.

SEGUIMOS UMA ROTA DE MORTE:

  1. FORTIFICAÇOES: muro de defesa, são os nossos argumentos que refletem nossas posturas, justificativas:
  • Eu não vou porque meu esposo, meu filho…aquele que não deixar pai e mãe
  • Estou trabalhando até tarde, fazendo curso…buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça
  • Fulano é assim, ciclano é assado e eu estou cozido, não faço nada, não venho na oração, ajudo quando quero e não quando é necessário…só fico apontado os erros…não julgueis para não serdes julgados
  • Ahh mas tem uma panelinha, não há unidade, estou cansado…vinde a mim vós que estai cansado e oprimido e eu vos aliviarei.

QUANDO NOS ENCONTRARMOS PARA O JUÍZO FINAL NÃO EXISTIRÃO JUSTIFICATIVAS, TEREMOS JESUS COMO NOSSO ADVOGADO E AS LEIS QUE ELE USARÁ ESTÃO NA PALAVRA DE DEUS…

  1. CAVERNAS: Isolamento…nesta fase nos isolamos, não queremos falar com ninguém, não queremos ver ninguém, não queremos encontrar com ninguém…queremos ficar de boa. Nos afastamos tentando esconder a triste realidade do nosso espírito
  2. COVAS: morte espiritual…não queremos fazer mais nada, usamos a fortaleza de que “vou buscar a Deus em casa” forte estratégica satânica da atualidade. Não existe buscar Deus em casa, porque é em comunidade que o melhor e o pior de nós é forjado.

Muitos pastores estão se suicidando porque já não se fazem mais Arão’s e Ur’s como antigamente.

Quantas vezes os discípulos ao verem a fraqueza do líder ou do irmão, não se dispõe a o auxiliarem, mas são rápidos em julgar. Arão e Ur quando viram que Moisés desfalecia não ficaram olhando e criticando, mas usaram das suas forças para erguer os braços de Moisés.

Mas Deus tem misericórdia do povo e escolhe Gideão para libertar o povo, mais uma vez

Versículos 11-16: Gideão, mesmo com medo foi malhava trigo no lagar

Homem valente: o Senhor não olha como os homens, ele olha para nossos corações e sabe exatamente o que podemos e não podemos fazer. Por isso se ele te chamou, é porque sabe que você pode fazer.

Vers. 13-14 – Gideão questiona a situação, porém Deus não responde o questionamento Deus reafirma o chamado. Quantas vezes questionamos a Deus e não obtemos respostas, porém ele reafirma eu te chamei, eu sou contigo.

Vers. 15-16 – Gideão então expõe sua fraqueza: Minha família é a mais pobre, Eu o menor da casa de meu pai

Deus não responde o questionamento, mas determina: JÁ QUE ESTOU CONTIGO, VENCERÁS

Quando reconhecemos nossas fraquezas perante Deus, o poder Dele começa a operar, Ele não está preocupado com nossas fraquezas, pois conhece a força que podemos ter junto DELE.

Passos para vencer as guerras como Gideão

  1. Derrubar altares estranhos Vers 25-26 – Confronto: o Senhor pede a Gideão para destruir os altares a outros deuses da SUA CASA.

Antes de novos começos precisamos derrubar altares a deuses estranhos de nossas vidas:

Incredulidade             desobediência                        idolatria                      Inimizade                    discórdia            murmuração              Imoralidade                avareza                       falta de perdão

  1. Edificar altar ao Senhor: Vers 26

Obediência     Santidade        Perdão                        Fé                    Amor               Adoração

  1. O Espírito do Senhor REVESTIU a Gideão: Vers 34

Quando ouvimos a voz de Deus, obedecemos, derrubamos altares e edificamos altares ao nosso único Senhor e Salvador, o Espírito Santo nos reveste para a batalha, e certamente seremos mais que vencedores, por meio Daquele nos ama, através do seu poder operando em nós

Conclusão: Gideão vence a guerra, com apenas 300 homens. Não importa quantas pessoas estão envolvidas no projeto para qual Deus lhe chamou (ide fazer discípulos) importa que você:

  • Tenha relacionamento com Deus – Oração Palavra e jejum
  • Ouça a voz de Deus
  • Reconheça sua fraqueza
  • Derrube altares estranhos
  • Edifique altares ao Senhor
  • Você será vencedor.

Autora: Pra. Kátia