Semeando para conquistar

image_pdfimage_print

texto: Josué 1.1-9

Recebemos na terça ferramentas e hoje receberemos as sementes.

Introdução – Deus tinha promessa de conquista para o povo de Israel, assim como tem para nós que aceitamos a Jesus como Salvador e Senhor de nossas vidas. 

I. Deus prometeu: 

1. Que onde pisasse a planta do pé seria dado como conquista (v.3). Dentro dos limites definidos por Deus, dependia apenas do avanço do povo. 

2. Sua presença no meio do povo – “…como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desempatarei” (v.5). A garantia de sucesso para o povo era a presença de Deus. Ele estando presente a vitória é certa. 

II. sementes para  a Conquista 

1. Dependência de Deus – Os novos que formavam a nação de Israel passaram parte de suas vidas no deserto, aprendendo a depender de Deus.  Isso me faz lembrar do sacrificio de Isaque feito atraves do seu pai Abraão.Quando o sacrificio chegou ao alto do monte então o cordeiro já estava ali, com isso eu aprendo que quando o meu sacrificio sobe ,então desce a provisão sobre minha a  vida. 

2. Esforço e Ânimo – “ …esforça-te e tem bom ânimo”(v.9). Deus espera o máximo de cada um de seus servos.  Mas as vezes nos declaramos que estamos cheios de “BO” tirando o nosso ânimo, então eu quero te lembrar que crente tem BO sim ou seja Biblia+Oração.

3. Uso da Palavra de Deus como regra de vida “…, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito” (v.8). Não podemos ceder a tentação de fazermos ou deixarmos de fazer, ou mesmo ensinar, sem o respaldo da Palavra de Deus. 

4. Santidade – “Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Js 3.5) – Deus quer usar a cada discípulo para conquistar, mas é necessário que estejamos em condições d’Ele usar-nos. O que falamos, pensamos, vemos e fazemos, deve estar agradando a Ele. Santidade tem que ser o meu estilo de vida e não aparencia”não adianta muito verniz e pouca raiz”.

5. Crê no sobrenatural de Deus – Os sacerdotes avançaram no rio Jordão,

crendo na ação sobrenatural de Deus; Os varões de guerra treinados para batalha, creram que dando as voltas necessarias  ao redor da cidade de Jericó, sete trombetas tocadas e gritos bem alto, derrubariam os muros intransponíveis da cidade.  

II Coríntios 9:8. Esta passagem é tremenda. “Deus pode vos fazer abundar em toda graça, afim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, e superabundeis em toda boa obra.

Mas eu tenho que mudar a minha maneira de pensar. Não posso ficar: “Eu não tenho dinheiro, não tenho renda, não tenho, não tenho…” Pare de pensar na insuficiência e comece a pensar no Deus da ampla suficiência. Pare de pensar que você não tem ainda e comece a pensar no que você quer ter. Aquilo que quer ter, terá. Você vai chegar aonde Deus diz que pode chegar. Vai ter aquilo que Deus diz que vai ter. Vai chegar aonde Deus já determinou. Diga: “Glória a Deus”.

Ampla suficiência. Diga: “Eu tenho ampla suficiência”.

Romanos 12:2 “Não vos conformeis com este século, mas transformais-vos pela renovação da vossa mente, para experimenteis qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”.

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida faz toda a diferença. 

Conclusão – Da mesma forma que Deus agiu através de Josué e do povo de Israel, quer agir conosco. As mesmas promessas e as mesmas sementes, Ele tem para igreja, (Mc 16:17; Jo 14.14; At 4.31) assim como as exigências para utilizar a cada um de nós. Ele está aqui. A semente foi semeada, a Palavra foi plantada. Há bons sentimentos, bons pensamentos. Há o poder de Deus aqui neste lugar. Há  a força de Deus aqui neste lugar, um poder se manifestando, e eu creio que, de hoje em diante, muitas pessoas vão mudar, muitas pessoas, a partir de hoje, vão deixar o passado para trás, vão criar expectativas de sucesso, porque aprenderam a desejar.

Você recebeu? Tomou posse? Diga com os seus lábios: “Eu tomo posse. Aquilo que Deus me deu, ninguém toma. Levante a sua mão direita e diga: “Eu tomo posse”. Amém

Autor: Paulo Cesar