Deus cuida do seu povo

Texto: Êxodo 1: 6. Morreu, pois, José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração. 7. Depois os filhos de Israel frutificaram e aumentaram muito, multiplicaram-se e tornaram-se sobremaneira fortes, de modo que a terra se encheu deles. 8. Entrementes se levantou sobre o Egito um novo rei, que não conhecera a José. 9. Disse ele ao seu povo: Eis que o povo de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós. 10. Eia, usemos de astúcia para com ele, para que não se multiplique, e aconteça que, vindo guerra, ele também se ajunte com os nossos inimigos, e peleje contra nós e se retire da terra. 11. Portanto puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Assim os israelitas edificaram para Faraó cidades armazéns, Pitom e Ramessés. 12. Mas quanto mais os egípcios afligiam o povo de Israel, tanto mais este se multiplicava e se espalhava; de maneira que os egípcios se enfadavam por causa dos filhos de Israel. 13. Por isso os egípcios faziam os filhos de Israel servir com dureza; 14. assim lhes amarguravam a vida com pesados serviços em barro e em tijolos, e com toda sorte de trabalho no campo, enfim com todo o seu serviço, em que os faziam servir com dureza.

Início: Em varias áreas de nossas vidas temos visto o inimigo das nossas almas usando das ferramentas mais hostís contra o povo de Deus. Até posso afirmar que “Ele bem precisava de armas tão pesadas, se ele soubesse que você não ora o suficiente, não medita na Palavra como deveria, não tem os teus momentos de intimidade com Deus necessários. Enfim um revólver calibre 22 seria o suficiente, mais em vez disto ele quer te derrubar prá nunca mais te levantar, então ele usa de uma bazuca, com uma carga no máximo, pra que você nunca mais venha a se atrever lutar com ele. Assim ele fez contra os hebreus, depois da morte de José. O texto diz que se levanta um faraó que não conhecia José, então havia uma outra dinastia((hicsos) na época de José, uma que agora foi tirada do poder, e a que se levantou começou a usar de estratégia maligna contra os hebreus, os aflingindo com trabalhos forçados e todo o tipo de humilhação. Isto também acontece conosco, de repente quando tudo parecia bom, ótimo, excelente, em todas as áreas da sua vida, se levantam pessoas ou coisas para te afligir e fazer com que você saia do direcionamento de Deus, saia  do propósito, então todas as Palavras proféticas, todos os sonhos que Ele mesmo te deu, vão meio que saindo pelo vão dos teus dedos. Se você tem sido afligido, muitas vezes por batalhas em sua mente, achando que Deus se esqueceu de você, achando que Ele não quer mais nada com você, esta palavra é para trazer tua vida ao propósito Dele, é para que você creia que Ele ainda é o seu Deus e as promessas Dele serão cumpridas em sua vida(Mt. 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar, 1 Coríntios 10: 13. Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar, João 16: 33. Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo).

1- O povo de Deus é afligido:  Deus havia feito uma promessa a Abraão, que através da descendência dele seriam abençoadas todas as famílias da terra, mais antes que isto se cumprisse haveria um tempo de sofrimento, até mesmo para que o caráter do povo de Deus, que começava ali através da vida do patriarca Abraão fosse mudado e o caráter e o temor a Deus fosse forjado na vida do povo(Gn.15:13 – Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos). Eis que se levanta um novo Faraó, ou uma nova dinastia de Faraós que não conhecia Abraão, Isaque, Jacó e começa a tramar contra o povo de Deus, porque eles se fortaleceram na terra de Gósen e agora representavam uma ameaça a segurança do Egito, que então poderiam se aliançar a outros povos e destruí-los. Você sempre, quando estiver no centro do propósito de Deus, representará uma ameaça a Satanás e seus agentes malignos, por isto se revista com a armadura de Deus, para vencer todos os dardos do inimigo contra a sua vida(Ef. 6:13-17 – Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.14 – Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;15 – E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;16 – Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.17 – Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus).

2- As parteiras Sifrá e Puá(Ex. 2:15/22)  O Livro de Êxodo é uma grande narrativa de salvação. Deus salva seu povo da opressão e da escravidão egípcia. É bastante expressivo que os primeiros nomes citados nesse relato fundamental da obra de Deus na história sejam os de Sifrá e Puá, duas parteiras da classe social e econômica mais baixa daquela sociedade. As duas mulheres desacatam a ordem do rei egípcio e, com esse ato de rebeldia, desencadeiam uma série de acontecimentos históricos que, a seu tempo, colocados lado a lado com a história de Jesus, constituiriam o relato da salvação para toda a história. A fidelidade e ousadia de Sifrá e Puá, simbolicamente colocadas como anjos de Deus para que os propósitos do Eterno se cumprissem na vida do seu povo(Hb. 1: 14. Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?).

  Duas parteiras de uma maneira natural, insignificantes, sem morarem em palácios, sem terem uma descendência Top, estão sendo lembradas na Velha Aliança, como instrumentos nas mãos de Deus, enquanto o rei do Egito, também chamado de faraó, talvez o governante mais poderoso da época, não tem sequer seu nome mencionado. Como o apóstolo Paulo nos diz em  (I Co. 1:27-29 – Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;28 – E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;29 – Para que nenhuma carne se glorie perante ele). Ninguém pode ir contra os designios de Deus e nenhuma alma pode querer se erguer diante do seu poder(Tg. 4: 6. Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes).

   Faraó achou que poderia com a força de seu braço aniquilar o projeto do nosso Deus, mais Deus continuou fazendo o seu projeto a contecer através da história.

3- Que venha a perseguição: O povo de Deus se tornou perseguido no Egito, porque havia temor do que esse povo poderia fazer, se tornando forte e poderoso. Sempre haverá aqueles que duvidarão das nossas intenções e motivações, e até mesmo procurarão o nosso mal e a nossa destruição, afinal são agentes de Satanás contra a nossa vida. Mas o Reino de Deus já está entre nós, e eu e você somos representantes do Reino de Deus, então não podemos temer aquilo que poderá nos fazer o homem(I Co. 4:3-43 – Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo.4 – Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o SENHOR). O povo hebreu quanto mais era afligido mais multiplicava e crescia, e isto era algo sobrenatural, não era coisa humana, mais era milagre de Deus na vida do seu povo. Então creia que a cada aflição que você tem passado, o Senhor está te preparando para o teu crescimento e a tua multiplicação e Ele te fará sair dela Mais do que Vencedor, Ele não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa, e Ele agirá inteiramente ao seu favor.

Conclusão: Que essa mensagem venha trazer esperança para o nosso coração. Assim como o bom Deus cuidou de Israel, ele cuida de nós! As estratégias humanas não são fortes o suficiente para aniquilar o povo de Deus. Quanto mais alguém nos oprime, mais crescemos. Foi assim que ocorreu na Igreja Primitiva. Os Cristãos foram perseguidos, assassinados, e até dispersos; mas o Evangelho só fez crescer, porque no livro de Atos nos diz que “Por onde os crentes que eram perseguidos passavam, anunciavam o evangelho do Senhor Jesus” e muitos criam naqueles que anunciavam o caminho! Creia que Deus vai usar a opressão humana para te abençoar em nome do Senhor Jesus. Não sei se você tem sido um crente fiel, e fidelidade aqui implica em obedecer ao IDE de Jesus, se estamos obedecendo, mais não cumprindo com o nosso dever, estamos em falha e em pecado, por isto temos que nos arrepender e mudar a nossa atitude. Esta é o dia da mudança, o arrependimento sincero trará esta nova estação em tua vida. Você quer uma mudança em sua vida? Amém.