A reconstrução continua

image_pdfimage_print

Texto: Neemias 4:6 ao 10“-Assim, edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; porque o povo tinha ânimo para trabalhar. Mas, ouvindo Sambalate e Tobias, os arábios, os amonitas e os asdoditas que a reparação dos muros de Jerusalém ia avante e que já se começavam a fechar-lhe as brechas, ficaram sobremodo irados. Ajuntaram-se todos de comum acordo para virem atacar Jerusalém e suscitar confusão ali.”

“Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite. Então, disse Judá: Já desfaleceram as forças dos carregadores, e os escombros são muitos; de maneira que não podemos edificar o muro.

Início: Muitas vezes nos encontramos com lutas, problemas, dificuldades . Como encontrar saídas para essas situações? O Senhor, através do Espírito Santo, escreveu um Livro na bíblia muito importante chamado: Livro de Neemias. Relata as causas do desencorajamento do ser humano e  nos dá instruções de como reverter essa situação.

Neemias mostra qual é o caminho que leva ao desencorajamento, que é contagioso, porque quando o sacerdote está desencorajado, a esposa desencoraja, os filhos se desencorajam. Quando o líder esta desencorajado, o discípulo desencoraja, é o efeito dominó. Neemias mostra as causas do desencorajamento e como reverter. Neemias foi um dos grandes visionários da bíblia sagrada, e ele nos dá algumas dicas importantes.

Estas figuras de Sambalate e Tobias são figuras que aparecem em nossas vidas no dia-a-dia. Você diz :Eu vou batalhar, eu vou fazer!” E vem alguém para minar o teu propósito, tirar os teus pés da rocha.

Assim, no meio do trabalho, eles já haviam construído meio muro e, de repente, pela inspiração negativa e diabólica de dois inimigos, eles começaram a perder as forças, eles disseram que não havia mais força nos carregadores e que os escombros eram muitos.

Qual é a causa daquele povo estar desencorajado? Nessa situação qual foi a primeira causa que desencorajou as pessoas:

o cansaço

Desfaleceram as forças dos carregadores. Às vezes, estamos no meio de uma tarefa e quando  estamos cansados, fisicamente, parece que  estamos mal, espiritualmente. E quando estamos cansados, a primeira coisa que a pessoa tem desejo é de não voltar à Igreja, é de desaparecer, O cansaço é uma coisa terrível. E por que ele é terrível? Porque o cansaço fazem as pessoas ficarem acovardadas.

A frustração.

Veja o que diz no versículo 10 “Então, disse Judá: Já desfaleceram as forças dos carregadores, e os escombros são muitos; de maneira que não podemos edificar o muro.” Eles estavam trabalhando para reconstruir e quando começaram as obras, porque eles derrubaram muros, os inimigos queimaram as portas, quando eles começaram a reconstruir, parecia que eles não acabavam nunca as obras, porque os escombros eram muitos. Eu preciso tirar o escombro da minha  vida. Tudo aquilo que dificulta o cumprimento dos teus alvos, dos teus sonhos, tudo aquilo que rouba o tempo.

O fracasso

Quando a pessoa está cansada e se sente frustrada na vida, logo vem o sentimento de fracasso. Versículo 10: “Então, disse Judá: Já desfaleceram as forças dos carregadores, e os escombros são muitos; de maneira que não podemos edificar o muro.”

Eles lutaram, lutaram até meio muro, e depois, o inimigo veio e disse: “Vocês não vão conseguir!” E eles acreditaram e começaram a sentirem-se fracassados e finalmente, usaram uma confissão negativa, eles disseram: “Nós não podemos edificar os muros.

O decreto que Deus através de Jesus já nos deu é de vitória ou seja tenho que profetizar :Sim eu posso , porque eu posso todas as coisas naquele que me fortalece. 

O medo

Versículo 11 “Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disto, nem verão, até que entremos no meio deles e os matemos; assim, faremos cessar a obra.” O inimigo começou a dizer: “Vocês vão parar esta obra, porque vocês vão morrer.” E o que aconteceu com eles? Eles ficaram com medo, os inimigos já tinham ridicularizado os judeus, já tinham criticado e, agora, disseram assim: “Vamos matá-los!”Versículo 12 “Quando os judeus que habitavam na vizinhança deles, dez vezes, nos disseram: De todos os lugares onde moram, subirão contra nós,”

Veja, dez vezes veio a notícia: “Os inimigos vão derrubar! O inimigo vai chegar! Ou  trazendo para os dias de hoje ;voce vai ser despedido.Não vai dar certo. È incurável .Voce vai voltar pra lá. Ele insiste duas vezes, ele insiste quatro, insistiu dez vezes, porque há pessoas que só são negativas, há pessoas que só pensam no mal, no erro, estão infectadas pelo medo.

Então, o cansaço, a frustração, o fracasso e o medo geram pessoas, em potencial, desencorajadas. Mas hoje o amigo Espírito Santo vai nos dar instruções para mudar essa situação. Amém

1-Nós temos que reorganizar a nossa vida.

Às vezes, perdemos tantas coisas na vida. Neemias 4:13 “então, pus o povo, por famílias, nos lugares baixos e abertos, por detrás do muro, com as suas espadas, e as suas lanças, e os seus arcos;”

O que Neemias fez? Ele juntou a família.

”.Por que ele juntou as famílias?

Porque nós precisamos uns dos outros. Nós precisamos, especialmente, da família. Amado, o mundo pode berrar o que berrar, mas é na família que nós encontramos forças. Por favor, não perca o foco da tua família. A tua família é o bem maior, a minha família é o bem maior que eu tenho. Imagina se eu retorno à casa sem uma esposa, sem filhos, sem razão.

   .2. Lembra-te do Senhor: Na hora do desencorajamento, disse Neemias:  versiculo14:“Inspecionei, dispus-me e disse aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa.”

Lembra-te do Senhor, lembra-te da bondade de Deus, das coisas positivas, dos livramentos, lembra-te com gratidão, lembra-te que Deus é contigo, no presente, ontem, amanhã, no futuro. Lembra-te que Deus não te abandonará. Ele disse: “Eu estarei convosco até o fim

  1. Resiste ao desencorajamento

Porque Neemias 4:14 “inspecionei, dispus-me e disse aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa.”

Amado, não desista. Lute pelo teu lar e pela tua família. Não deixe o desencorajamento porque o inimigo tem armas letais. Escolha, hoje, resistir ao desencorajamento. O Deus de Neemias é o nosso Deus.A palavra diz que ele ´e o mesmo ontem,hoje e será eternamente. O Deus da bíblia não mudou ele ainda quer te abençoar

 Conclusão: Esta enfrentando lutas? Eu estou enfrentando lutas. Aliás, satanás não luta com derrotado. Voce pensa que satanás luta com quem já está todo arrebentado, caído,parado. Ele luta com quem ele sabe que no mundo espiritual está aguardando algo grande. Então, depois da vitória, sempre há luta, mas depois da luta sempre há vitória. Esta é a minha vida. Esta é a tua vida. AMEM