Inspiração

image_pdfimage_print

Texto: II Timóteo – 1:5-7– Lembro-me de sua fé sincera, como era a de sua avó, Lóide, e de sua mãe, Eunice, e sei que em você essa mesma fé continua firme.6- Por isso quero lembrá-lo de avivar a chama do dom que Deus lhe deu quando impus minhas mãos sobre você.7- Pois Deus não nos deu um Espírito de covardia, mas sim de poder, amor e moderação.

Início: Nos tempos ao qual estamos vivendo, tem se tornado cada dia mais difícil ser cristãos. Os valores do homem e da mulher tem se perdido e ninguém mais quer ter dificuldade. Talvez você já tenha pensado: “quem me dera ser como Paulo, inspirador como ele” ou “ter a fé e sabedoria de Paulo”, mas você já pensou no “caminhar de Paulo” ou nas “lutas de Paulo”? As pessoas vivem reclamando pela atual situação e se esquecem que foram escolhidas por Deus para serem referencial, inspiração para aqueles que nos cercam.

E foi isso que o Apóstolo Paulo estava querendo para seu amado e estimado filho Timóteo. Veja, Timóteo, um jovem líder da Igreja de Éfeso, cidade muito rica culturalmente, mas decadente espiritualmente, estava inundada em suas práticas pecaminosas, influenciada principalmente pela deusa da fertilidade, deusa Diana. A Igreja já está estabelecida, mas a fé dessa Igreja e inclusive de Timóteo estava se esmorecendo. Paulo alerta Timóteo sobre falsos líderes, mestres tentando enraizar falsos ensinos deturpando o verdadeiro evangelho de Cristo, e Paulo no intuito de tornar Timóteo um referencial do reino, um modelo de avivamento, escreve a carta para o seu discípulo o motivando e animando na caminhada cristã. Por isso Paulo nos deixa 3 conselhos para não esmorecer a chama do Espírito:

1º) Vs. 5 – Fé sincera – “Lembro-me de sua fé sincera”

E a palavra Sincera vem lá da Roma Antiga, lembro que o Apóstolo já disse uma vez isso aqui e vou relembrar. Lá na Roma antiga, os romanos fabricavam vasos e esculturas que, por algumas vezes, trincavam ou rachavam. Para esconder essas imperfeições, eles colocavam uma cera. Os comerciantes então para diferenciar uma obra perfeita de outra que havia imperfeições, colocavam uma placa na frente escrito: “Sin cera”, que veio até nós como sincera. Por isso quando dizemos que uma pessoa é sincera queremos dizer que é uma pessoa verdadeira, uma pessoa que não fica escondendo seus erros.

Paulo vem e diz para Timóteo: “lembro-me da sua fé sincera”… uma fé sem mancha, a fé que reconhece o estado atual, os erros… ser uma pessoa igual em todos os lugares, ser cristão aqui e em todos os lugares, e sabe que o problema esta no passar do tempo, porque com o passar do tempo nós vamos adquirindo uma “maturidade”, nós ganhamos um cargo na igreja, assumimos um compromisso e começamos a achar que sabemos alguma coisa, e essa falsa maturidade nos faz querer mascarar alguns pecados, nos faz colocar um ponto de interrogação onde havia um ponto final e nós começamos a nos encher de cera. Paulo alerta Timóteo para não parar a sua busca e seu estudo na palavra para não tropeçar em pedra alguma.

2º) Reavivados na fé – “Por isso quero lembrá-lo de avivar a chama do dom que Deus lhe deu”

Queridos a palavra “Avivar” no grego significa “manter vivo”. Ou seja, manter vivo a chama do dom. você quer manter vivo a chama dentro de você: Tenha um coração sincero. Na caminhada cristã, nossa fé tende a oscilar diante das lutas. Com nosso espírito nós queremos fazer o que é certo mas a carne algumas vezes sobre se sobressai.

1 Timóteo 1:5-7 – “Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração Sincero, e de uma boa consciência, e de uma fé Sincera. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.

Paulo alerta sobre homens que viriam com palavras difíceis, com ensinamentos complicados ao qual iria apenas confundir as pessoas. E Paulo diz a Timóteo: Meu filho, ame a Deus com um coração sincero, faça o seu melhor… Paulo aqui está enfatizando a simplicidade do evangelho! Lembra quando você não sabia tanto a Bíblia e mesmo assim fazia tantas coisas? Temos que buscar a sabedoria de Deus nos evangelhos com diligência mas nunca se esquecendo de manter um coração sincero, puro, em conformidade ao preceitos de Deus, amando ao próximo e sendo canal de benção.

3º) Não tenha medo – “Pois Deus não nos deu um Espírito de covardia, mas sim de poder, amor e moderação”

Quando você olha um homem ou uma mulher fazendo coisas extraordinárias, você não fica inspirado? Vemos algumas pregações e palestras, de pessoas que impactam com sua mensagem e ficamos muito inspirados. Temos que ter o entendimento por traz de histórias inspiradoras existe medo e superação de medo. Quem foi o Apóstolo Pedro? Um homem iletrado, que negou Jesus por 3 vezes com medo, mas que a partir da hora que tomou consciência de quem ele era em Cristo e deixou o Espírito Santo moldá-lo, converteu muitas almas.

Conclusão: Quem é você hoje? Cristo já venceu todos os percalços, você é um vencedor! Então o que está te impedindo de vencer o teu medo? No trabalho, na tua empresa, e principalmente, de exercer aquilo pelo qual você foi chamado! Deus não te deu um Espírito de covardia, mas sim de poder, amor e moderação. Ele diz a Josué e diz a você: “Vai nessa força, não tenha medo, pois eu o seu Deus estou com você. Eu não te desamparo!Amém.

Autor: Welington Correia