Uma igreja em células

image_pdfimage_print

Início: Somos uma Igreja na Visão Celular no Modelos dos 12, e esta Visão é uma visão de conquista e que prepara a igreja para uma grande colheita e Deus nesses dias tem falado muito sobre algumas coisas que o texto revela para que a igreja em célula decole, e alargue a suas tendas e firme bem as suas estacas, para que possa transbordar, para a direita e para esquerda e para frente e para trás. Quero então  te convidar para olharmos o texto e vermos essas coisas.

Texto: 2Reis 4:1-7. Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao Senhor. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos. Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas. Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou. Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto.

1) A Cobertura Espiritual: 2Reis 4:1.”Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao Senhor. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos”. Acredito que a salvação é individual, não tenho dúvida sobre isso, mas a caminhada de fé nos mostra a necessidade de uma cobertura Espiritual. Não podemos achar que eu me garanto, que eu sou autosuficiente, que eu não preciso de ajuda de ninguém.

Isaías 41:6  Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte.

Ter alguém em quem podemos confiar e que possa nos ajudar espiritualmente é essencial na caminhada cristã, infelizmente muitas pessoas não valorizam esse fato, mas é importante ressaltarmos que essa é uma doutrina bíblica.

Filipenses 4:3. A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.

Cada um de nós precisamos de um discipulador, de um companheiro de jugo, de alguém que nos ajude nessa caminhada cristã, que não é fácil, mais que é possível e mais leve quando damos ouvido aos nossos mentores. A viúva do texto lido no início no qual estamos baseando essa mensagem , quando morre o seu marido recorre ao discipulador dele, a sua cobertura Espiritual.

Veja que, a princípio suas palavras revelam a visão dela sobre o assunto.

… Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao Senhor.

Essas palavras não vieram em tom de cobrança, mas de pedido de ajuda de alguém necessitada, desesperada pela circunstância que estava vivendo.

Infelizmente, vivemos em um mundo onde as pessoas são egoistas e por causa do egocentrismo estão morrendo por não buscar ajuda. É importante ter pessoa que seja cobertura Espiritual em nossas vidas, alguém com quem possamos dividir o fardo, alguém que nos encorajem.

2) Boa convivência: 2Reis 4:2-3-   “Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas”.

Esse segundo ponto é crucial para o crescimento da igreja em célula. Para melhor entendermos, precisamos conhecer a estrutura de uma igreja em célula.

Líder, Co-líder, Anfitrião, Convidados.

No texto que lemos para que o ocorrido tivesse sucesso aquela mulher precisava ter um bom relacionamento com os vizinhos. Vai pede emprestado aos seus vizinhos, e se ela não se dava bem com eles? E se ela não tivesse aberta aos relacionamentos? E se ela fosse uma pessoa amargurada ou grossa? Será que alguém iria emprestar algo prá ela?

Nenhuma célula tem êxito se o anfitrião não nutrir um bom relacionamento com a vizinhança.

Provérbios 27:10  Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe.

Estabelecer uma célula onde o anfitrião não tem um bom relacionamento com seus vizinhos e parentes é muito complicado, mais cedo ou mais tarde vai dar B.O, vai dar poblema. A mulher em questão nutria de um bom relacionamento pois segundo a Bíblia ela conseguiu muitas vasilhas vazias.

Lembram da parábola de Jesus sobre o bom samaritano. Lucas 10:36-37. Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.

Ter empatia é o segredo, isso significa conhecer a necessidade do próximo e fazer algo para mudar, foi isso que Jesus ensinou nessa passagem.

Para as vizinhas daquela viúva, existia um conhecimento da sua situação e por isso não negaram vasilhas.

É essêncial para o crescimento de uma célula a Empatia do anfitrião com sua vizinhança, conhecendo um pouco das necessidades do próximo e querer mudar aquela realidade..

3) Unidade em Casa: 2Reis 4:5-6  Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou.

Uma célula precisa transformar a casa onde ela acontece.

Atos 16:31-34 Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus. Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus.

As primeiras pessoas a serem alcançadas por uma célula, são os de casa.

Naquela casa da viúva havia unidade entre ela e os filhos, estavam todos únidos no mesmo propósito. A transformação a mudança daquela situação, muitos lares estão numa confusão até mesmo espiritual, onde não há unidade nem na oração: o marido pede uma coisa, a esposa outra e os filhos nem estãos sabendo e aí nem oram. Precisamos nutrir esse pensamento dentro das células, e chamar todos da célula para essa responsabilidade.

A transformação de uma família está em uma pessoa, assim como a transformação de uma bairro está em uma família, e a transformação de uma cidade está na postura de uma igreja.

Não estou falando de família perfeita, mas de uma família que busca o mesmo objetivo.

4) Discernimento e direcionamento do líder: 2Reis 4:7- “ Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto”.

Um líder de célula tem que saber o lugar onde está, se vale a pena ou não, se vale a pena insistir ou não, insistir em algo que não dá retorno é gastar energia à toa. Temos que tentar ao máximo, conforme todas as nossas forças.

Como líder precisamos estar certos da visão, conscientes de que o que está sendo levado aos lares é um projeto sobrenatural, é um projeto divino, alguns líderes nunca tiveram dentro de si a visão celular. Vou explicar, quem tem a visão celular não desiste por causa que uma célula não deu certo e fechou. Se tentou ao máximo, é hora de levantar acampamento, mude de casa, mude de cidade mas não mude de visão.

Conclusão: A visão não deve ser mudada, estratégias podem(Casas de Paz), pessoas podem, mas a visão permanece. Saber porquê? Por que a Visão é o chamado de Deus para todo aquele que o ama e quer estar no centro do seu propósito. A atitude do anfitrião ou até mesmo do Líder da Célula é tudo, ter sempre um coração de gratidão é o mais importante. Quando o teu milagre chegar, quando a tua célula crescer, quando Deus fizer o sobrenatural Dele em sua vida e ministério lembre da Palavra profética que o Homem de Deus te deu, que a Mulher de Deus destinaram em teu favor, faça ele ou ela saber que a tua vitória veio, se alegre com ele e com ela. Mate o bezerro cevado e convide ele para que se alegre com você, porque o teu ministério estava acabado e foi construído novamente, havia tristeza e luto e agora há somente alegria. Seja bem vindo ao melhor tempo da sua vida. Amém.