Você é do bem.

celula
image_pdfimage_print

Texto: 3 João 1: 11. Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.

Início: De onde vem a idéia de fazer o bem ou o mal. Porque dizem que uma pessoa é mal caráter ou a outra é do bem ou bom caráter?

É porque temos um norte a seguir, existe um caminho de moralidade e de bons costumes, e isto vem de uma cura judaico cristã, que mesmo a pessoa não conhecendo a Jesus, por tradição foi doutrinada neste padrão. Através da evolução histórica da sociedade humana, tais valores vieram progressivamente fazendo parte dos ordenamentos jurídicos das nações. Na atualidade, pode-se observar que os mesmos perduram, se tornando universais, imutáveis e, como uma bússola, vem contribuindo para o aprimoramento dos Direitos Humanos, tanto no âmbito interno das nações, como no plano internacional. A ética cristã se destaca, portanto, como princípio norteador para o fortalecimento do moderno Estado democrático e humanista de direito. De tal forma que, sem os mesmos, a humanidade iria correr o risco de retroceder para a barbárie, tornando a pacificação social e a busca da plena justiça, na atualidade, um ideal impossível de ser alcançado.

Neste texto o apóstolo João está dando um conselho, para que imitemos o que é do bem, porque quem faz o bem é de Deus e não o que é do mal, porque quem é do mal é servo de Satanás, o porque disto? Porque no meio da congregação surgiu um líder mal que em busca dos seus interesses egoístas estava cerceando a obra de Deus no meio do povo, porém existia ali um líder modelo para todo o rebanho, chamado Gaio, do qual João tinha ouvido da sua fé e lealdade ao Senhor. Não há para um líder, maior alegria do que ouvir a respeito dos seus liderados testemunhos de fé, perseverança, coragem, ousadia, enfim ser envolvido pelo fruto do espírito,então neste caso, não basta ser apenas crente, tem que estar enxarcado no óleo do espírito,  em fazer a obra de Deus, assim era Gaio e isto alegrou o coração do velho apóstolo.

GAIO e outros cristãos passavam por dificuldades. Algumas pessoas estavam espalhando ensinos falsos para enfraquecer as congregações, e no caso a igreja em Éfeso, para separar os irmãos. (1 João 2:18, 19; 2 João 7) Uma dessas pessoas era Diótrefes. Ele espalhava “calúnias” sobre o apóstolo João e outras pessoas. Ele também não era hospitaleiro com irmãos que passavam pela cidade, e ainda por cima tentava convencer outros a ser como ele.

Será que por mais que busquemos a unidade do corpo de Cristo, que é a sua igreja, também não enfrentamos problemas dessa natureza? Pessoas que têm sede de poder e querem que suas idéias prevaleçam a qualquer custo no meio do povo? João fala para Gaio continuar militando o bom combate da fé, porque através das obras a sua fé estava sendo manifesta. Em TG. 2:17 lemos que a fé sem obras é morta. Então é isto, demonstramos a nossa fé vertical(Deus), através do sacrifício de Jesus, para a nossa salvação, através de uma ação horizontal, está é aquela que demonstramos diante dos homens.

a) o que é o mal: No capítulo 3 do livro do Gênesis, lemos a história do conhecimento do bem e do mal. O bem é apresentado como obediência a Deus, sendo uma adesão voluntária da criatura, ao plano de Deus criador. O profeta Miquéias nos lembra as condições do bem, dizendo: O Senhor já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito; que nos amemos uns aos outros com dedicação; que vivamos em humildade obediência ao nosso Deus (6,8). Então podemos entender que tudo o que é mal, vai contra aquilo que Deus tem para nós, que é pecado(errar o alvo). Então entendemos que o pecado é o grande mal do mundo, e entrou através do primeiro homem Adão, e isto passou para todos nós, fruto da descendência adâmica(Rm. 3: 23. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus), o mal trouxe a separação do homem com Deus.

b) o que é o bem: o bem é fazer aquilo que agrada a Deus, e o que agrada a Deus? Ouvir a sua voz e obedecer, e como ouvimos a sua voz? Através da sua Palavra(Dt. 28: 1. E SERÁ que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. 2. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus). Uma das coisas mais importantes para fazer o bem é fugir do mal? Verdade? Não a bíblia diz em(1 Ts. 5: 22. Abstende-vos de toda a aparência do mal). Isto é muito sério, temos que aprender a “Não querer cutucar a onça bom vara curta), porque isto vai trazer consequências sobre nós. Existe um ditado que diz: “Fazer o bem sem olhar a quem” e poderia até mesmo ser bíblico porque há fundamento nisto, por exemplo foi isto que o bom samaritano na parábola fez, foi isto que Davi fez com Saul quando ele foi aliviar o ventre na caverna, foi isto que José fez com seus irmãos no Egito.

Conclusão: Quando eu e você viemos para Jesus foi por uma boa causa não foi? Foi porque estávamos cansados de perder, de apanhar, e a nossa alma já não suportava mais tanta situação constrangedora. Havia um grito dentro de nós, clamando para que algo bom acontecesse. E o bom foi conhecermos a luz do mundo, e quando olhamos para o fim do túnel, onde tudo era escuro, vimos uma luz que começou a brilhar em nossa direção e pouco a pouco fomos impactados por essa luz(Pv. 4: 18. Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito).

E o nosso espírito foi transportadodas trevas para a sua maravilhosa luz(King James Atualizada: Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado), para que através desta metamorfose, (mudança completa de forma, natureza ou estrutura; transformação, transmutação.

É uma mudança relativamente rápida e intensa de forma, estrutura e hábitos que ocorre durante o ciclo de vida de certos animais [A transformação da lagarta em borboleta é um exemplo].

espiritual, passássemos a andar em novidade de vida, amando aquilo que Deus ama e fazendo a sua vontade aqui nesta terra. Amém.