Ele está com você na fornalha

image_pdfimage_print

Texto: Daniel 3:17-18- Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.18 – E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. Daniel 3:25-26 – Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.26 – Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.

Início: Muitas vezes passamos algumas situações em que somos confrontados com a nossa fé e nesta circunstância precisamos tomar uma posição de fé e coragem ou então nos acovardamos e até mesmo renunciamos tudo aquilo que até mesmo falamos aos outros a respeito de quem era Deus em nossa vida. Como diz o ditado: A teoria na prática é diferente, pois são nestes momentos que mostraremos quem realmente somos. Misael, Hananias e Azarias  e também Daniel, em primeiro lugar quando foram de Judá para a Babilônia, decidiram não se contaminarem com os manjares servidos pela corte de Nabucodonosor e o resultado disto foi que em um curto período de tempo, eles estavam mais saudáveis que os outros moços.

Agora vemos no capítulo de nr.3 do livro de Daniel, um episódio dos três jovens hebreus que estavam em um país estranho, pois tinham sido levados para o cativeiro na Babilônia e que agora mediante um decreto do rei Nabucodonosor, que fez esse decreto por causa de inimigos que estavam irados porque esses moços foram colocados em posição de governo na Babilônia, todos os súditos do seu reino deveriam se dobrar(ajoelhar) ao som da música, diante da imagem que o rei tinha mandado erguer no campo de Dura, na província de Babilônia. Aquele que não obedecesse seria lançado na fornalha de fogo ardente.

Misael, Hananias e Azarias, amigos de Daniel eram tementes ao Deus de Israel e foram radicais em sua adoração ao Deus de Israel(At. 5:29 – Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens), e não se contaminaram com os manjares servidos pelo rei da Babilônia, e agora também não se ajoelharam diante da imagem, pelo que foram denunciados a Nabucodonosor que os chamou e deu ordem para que se dobrassem a imagem, mas eles disseram que não serviriam aos deuses da Babilônia, nem que prá isto fosse necessário morrerem. A fornalha foi aquecida 7 vezes mais, a tal ponto que os homens que os lançaram lá dentro, morreram, pelo calor que vinha de dentro da fornalha e eles foram lançados, amarrados dentro daquela fornalha. Porque Deus não os poupou e os livrou daquela situação, onde estava o Deus criador dos céus e da terra? Será que valia a pena demonstrar fidelidade a esse Deus?

Mas quando o rei olhou para dentro da fornalha, não viu apenas 3 homens, mas 4 homens passeavam dentro da fornalha, soltos e livres e o quarto era semelhante ao filho dos deuses(Jesus) e então foram tirados da fornalha, porque Deus enviou o seu anjo para os dar livramento e puderam testemunhar à toda aquela nação que só o Senhor era o Deus verdadeiro.

Conclusão: Como está a sua vida espiritual? Você tem sido acrescentado em sua fé? Você tem procurado um crescimento espiritual? O Ap.Paulo nos diz que devemos crescer até chegarmos a estatura de varão perfeito, assim como Jesus fez e deixou o modelo Dele aqui para que eu e você o sigamos, independente das dificuldades que enfrentamos e enfrentaremos e assim como Ele foi aqui nesta terra, então é necessário que nos fortaleçamos a cada dia para que diante das dificuldades permaneçamos firme na Rocha que Yeshua Hamashia. Amém