A porta que não era formosa.

image_pdfimage_print

TEXTO: Atos 3:1-10- E PEDRO e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.2 – E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.3 – O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.4 – E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.5 – E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.6 – E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.7 – E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.8 – E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.9 – E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;10 – E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.

INÍCIO: a porta formosa foi uma porta doada por um corintense chamado nicanor, porta essa feita do mais puro bronze de corinto, chamada de porta bela ou porta oriental, onde o sol batia refletia um fulgor maravilhoso, não é sem propósito que a bíblia a cita, não temos certeza da altura e largura pois ha muita duvida quanto as medidas. mas era uma das nove portas do templo construído por herodes, ela era a porta que dava acesso ao patio dos gentios e também o patio das mulheres onde estava os gazofilácios. Tenho certeza que todos chegavam ali e atração sem dúvida era a grande porta.

Antes de chegar a ela(a porta)havia um ser humano que era um deles, e que apesar da dificuldade física, continuava um ser humano, que precisava ser visto com olhar de misericórdia, mas a religiosidade o tirava, o julgava e o execrava, será que aquele rapaz, muitas vezes, não queria ser aquela porta? Ou será que aquele rapaz não sentiu inveja daquela porta? onde se pegava, admiravam, quem sabe até beijavam. Será que não é a mesma coisa hoje, onde um individuo é inferior a um carro? Onde o celular de ultima geração é mais importante que um cobertor para uma pessoa necessitada? Estamos vivendo uma nova geração, mais que as motivações do coração são as mesmas, amando cada vez mais coisas e desprezando pessoas.

O texto diz que Pedro e João, na hora determinada subiam ao templo para fazer as suas orações, eram 15 horas ou 3 horas da tarde, taçvez como já tinham feito a tantas outras vezes, mas através das suas orações as coisas no mundo espiritual havia mudado, e conquistas espirituais já haviam sido liberadas sobre a vida deles.

  1. A expectativa do paralítico: Eu creio que aquele homem mediante a sua debilidade física e até mesmo o peso que a religião já tinha trazido em sua vida, era ter alguma ajuda para passar mais um dia. Receber um pouco de comida, e também algumas moedas, para então sobreviver daquele jeito e daquela maneira, dependendo de alguém que tivesse compaixão do seu estado. A religião mata os seus sonhos, rouba a sua dignidade e destrói tudo que você tem. Aquela porta que para os outros era bela, formosa, maravilhosa, também o impedia de adentrar a mais um nível no conhecimento de Deus.
  2. Pedro e João: Talvez aquele seria mais um dia na vida de Pedro e João, como tantos outros que já tinham passado: hora de ir prá oração, hora de sair da oração(SQN), agora era diferente, eles já tinham tido a experiência com o Espirito Santo, e sinais e prodígios começaram acontecer através de suas vidas e o sobrenatural era algo possível.
  3. Não tenho prata nem ouro: Não temos prata nem ouro, agora é o fim do túnel, agora azedou a marmita, se eles não tem aquilo que me sustenta, aquilo que faz com que eu viva mais um pouquinho, porque estão pedido que eu os olhe olho no olho? Mais é quando as coisas naturais se acabam, é neste momento que o poder de Deus é aperfeiçoado em nós e o milagre acontece. Em nome de Jesus levante e ande e o tomando pela mão houve o milagre de Deus em sua vida.
  4. Entrou pela porta: Aquela porta que era motivo de admiração do povo, mais que o impedia de adentrar a mais um nível espiritual, agora se abria para que ele pudesse entrar no templo. Todo o impedimento da religião foi colocado por terra, e agora com Pedro e João ele poderia louvar e adorar ao Senhor, para espanto e julgamento de todo o povo.

Conclusão: Talvez a religião o tenha bloqueado e impedido de alcançar maiores níveis espirituais, mas conforme aconteceu com aquele paraliticio, Jesus veio ao seu favor e através da vida de Pedro e João o sobrenatural de Deus o encontrou, e agora ele estava livre para adorar ao Senhor em espírito e em verdade.

O que tem prendido e e amarrado os seus pés, o que tem feito com que você não experimente os milagres de Deus em sua vida? Será que como aquele homem você tenha se acostumado com a tua situação e até mesmo acha que vai ser deste jeito mesmo, isto é o que tem para você. Não limite a atuação de Deus em sua vida, então decida crer no sobrenatural de Deus e mergulhe em águas mais profundas. Amém