Deixe Deus, lutar as tuas lutas.

image_pdfimage_print

Texto: 2 Crônicas 20:1-30

Introdução: Josafá e toda a nação de Judá estão em grande aperto. A Palavra de Deus nos diz que o rei Josafá “andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto perante o Senhor” no entanto, mesmo um rei como ele, que tomou medidas importantes quanto à justiça e à vida religiosa da nação de Judá , buscando colocar sua vida e a de todo o povo na presença de Deus, teve seus momentos dramáticos, de grandes dificuldades e aperto.

Alguns passos estratégicos que o conduziram à vitória.

  1. Josafá reconheceu a sua incapacidade e orou ao Senhor

A verdade é que há momentos em que até rei tem medo, até crente, cheio do poder, tem medo! É um erro grave não confessar isso diante do Senhor, pois pode sinalizar uma espiritualidade falsa. Confessar a Deus e buscar a solução é uma coisa, viver em função do medo é outra. Como filhos do Deus vivo, não podemos ser paralisados e vencidos pelo medo. Nossos medos, ao contrário, devem nos levar a buscar mais ao Senhor, e jamais fugir dEle ou da batalha, como muitos fazem, abandonando o Senhor, a fé, a Igreja, os amigos.

  1. Josafá trouxe à memória as alianças e as promessas de Deus

Diante de um problema real, ao qual ele assumiu que não podia resolver, voltou-se para Deus! Quantas vezes nós tentamos resolver algo mesmo sabendo que não temos condições de fazê-lo? Na sua oração ele pergunta a Deus:

Não é o Senhor que é Deus de verdade? Não é o Senhor que manda nas nações?  Daí em diante ele começa a citar a bíblia, dizendo:

Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?

  1. Josafá ouviu as estratégias do Senhor

II Crônicas 20:15 e 17 “Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa da grande multidão. Pois a peleja não é vossa… Nesta peleja não tereis que de pelejar. Parai, e estai em pé e vede a salvação do Senhor… Amanhã saí-lhes ao encontro e o Senhor será convosco”.

A profecia foi feita por Jaaziel, que viveu em torno do ano de 896 AC. Jaaziel, da tribo de Levi, foi usado por Deus para profetizar sobre a vitória de Israel contra um poderoso exército

  1. Josafá adorou, obedeceu e provou a vitória

18 Então Josafá se inclinou rosto por terra, e também todo Judá e os moradores de Jerusalém se prostraram diante do SENHOR, e adoraram ao SENHOR.

Não era fácil crer. O rei, porém, assume o papel de líder, e de manhã bem cedo, sai com o povo para o deserto de Tecoa , o que chama a atenção aqui é que eles levantaram pela manhã, então entendemos que eles dormiram a noite toda,ou seja descansaram no Senhor.

Não basta saber quem o Senhor é, e nem o que Ele pode fazer. É preciso agir. Tomar uma atitude de fé, atitude de vencedor no Senhor. Se o Senhor já falou, só nos resta obedecer, isto é, por em prática Seus conselhos e assumir uma atitude de louvor e adoração.

Conclusão: Acabamos de ver, detalhadamente, como o rei Josafá, como líder que foi, enfrentou seu medo, sua ausência de forças para lutar e sua indecisão diante da grande ameaça dos Moabitas, Amonitas e os do Monte Seir.

Agora, vamos para o seu caso em especial e em particular. Quais são as ameaças e inimigos que querem destruir você e sua família?

O que você irá fazer agora que tomou conhecimento da palavra do Senhor? E agora, o que você fará diante do medo, da ausência de forças para lutar e do fato de que voce permitiu ao Senhor Deus lutar a tua luta? Então tome posse da vitória. Amém

Autor: Paulo