Tudo no momento certo

image_pdfimage_print

Texto:  ESTER:6: 1/3- 1- NAQUELA mesma noite fugiu o sono do rei; então mandou trazer o livro de registro das crônicas, as quais se leram diante do rei.2 – E achou-se escrito que Mardoqueu tinha denunciado Bigtã e Teres, dois dos camareiros do rei, da guarda da porta, que tinham procurado lançar mão do rei Assuero.3 – Então disse o rei: Que honra e distinção se deu por isso a Mardoqueu? E os servos do rei, que ministravam junto a ele, disseram: Coisa nenhuma se lhe fez.

Início: Hoje vamos compartilhar de uma palavra abençoada na qual veremos mais  uma das diversas formas na qual nosso Deus abençoa,cuida, protege o seu povo,e o seu povo somos nós . Amem

Na história de hoje veremos Deus usando uma mulher que foi rainha,concedida por Deus e seu primo ou seja pai de criação.Interessante que nesse livro o livro de Ester não vemos o nome de Deus escrito em nenhum momento. O livro de Ester tem 10 capítulos  e vemos que o personagem principal da história, continua em silencio apenas observando e no momento certo ele vai usar os seus servos para que a sua aliança com o seu povo continue prosperando.Deus não tarda e não falha,tudo o que ele faz é no momento certo. .

A vida de Mardoqueu ,em algumas traduções seu nome é Mordecai, foi repleta de desafios, os quais ele transformou em oportunidades

Mais tarde, quando Hadassa QUE SIGNIFICA  MULHER DE INFLUENCIA foi recrutada para o harém do Rei Assuero que desejava uma nova esposa, esta foi escolhida para ser a nova rainha.Ester porém, não declarava que era judia, como Mardoqueu tinha pedido.

Em uma ocasião Mardoqueu ficou sabendo de uma conspiração para assassinar o rei Assuero, contou a trama a Ester e salvou a vida do rei. Esta bondade foi esquecida pelos homens da corte, Mas para Deus não há esquecimento.

Embora disposto a servir o rei, Mardoqueu se recusou a  reverenciar o representante do rei, que era tão orgulhoso e arrogante. Hamã ficou irado e por isso, ele planejou matar Mardoqueu e todos os judeus que viviam na Pérsia. Hamã estava pensando em mexer com o povo de Deus.

Seu plano se tornou lei ,Hamã convenceu o rei Assuero assinar um decreto contra o povo de Deus inventando acusações falsas.

Mardoqueu tomou a iniciativa de avisar Ester e lhe dizer que talvez o único motivo de Deus ter permitido que ela fosse a rainha era para  salvar o seu povo.

Mardoqueu estava condenado a forca, aquela que Hamã construíu  para matá-lo no dia seguinte. Na noite anterior Deus incomoda o rei Assuero, o rei não consegue dormir e pede para seus oficiais o livro de  Cronicas onde eram registrados todos os acontecimentos do reino. Deus revelou ao rei durante a leitura  que um certo Mardoqueu já havia salvado sua vida uma vez, e o rei percebeu que nunca havia agradecido a Mardoqueu, então pediu ajuda de Hamã. Hamã fez um pedido especial achando que era pra ele, nem imaginava que toda aquela honra era pra Mardoqueu.

Olha como Deus trabalha para abençoar quem tem uma aliança com ele ,pois ja´tinham passado 5 anos, mas creia que indiferente do tempo Deus não esqueceu da promessa e da recompensa para tua vida.Isso tudo arruinou o plano maligno de Hamã de pendurá-lo na forca.

Hamã foi acusado de falsas acusações aos judeus, seu plano foi revelado pela rainha Ester durante uma festa que ela planejou,onde ela mesma teve que revelar sua verdadeira identidade.

O rei se agradou da atitude de Ester e deu sentença de morte para Hamã, Este homem arrogante, orgulhoso e maldoso foi morto na sua própria forca.

Mardoqueu agora era grande na casa do rei, e a sua fama crescia por todo o reino.Faça como Mardoqueu seja uma pessoa integra, justa e tenha uma aliança verdadeira com o Senhor e lembre-se que Deus age na hora certa, na hora que mais precisamos dele.

CONCLUSÃO: Nosso Deus não tarda e não falha e no momento certo as suas promessas e as suas bençãos serão concretizadas em nossa vida. Amém

Autor: Paulo