Rumo a uma grande conquista.

image_pdfimage_print

TEXTO- Js. 1: 7/9- Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.8 – Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.9 – Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Início: Amados nesta manhã eu quero te levar, ou melhor Deus quer te levar a um nível mais alto, a um patamar mais forte, mais concreto, com mais substância na sua Fé, para isto temos que entender o processo em nossa caminhada espiritual. E o que é processo? Ação continuada para se chegar a um objetivo, realização contínua e prolongada de alguma atividade; seguimento, curso, decurso. Ouça isto Deus não muda, mais Ele quer que você mude”. Sabe prá que? Para que você conquiste novas posições no seu Reino, para que a tua patente suba em importância, para que todos os projetos de Deus se cumpram em sua vida. Mais toda a mudança tem um custo, investimento financeiro ou até mesmo de tempo. A bíblia diz que um dia nós receberemos um novo nome que ninguém conhece há não ser você e Deus. E posso me atrever a dizer, que esse nome estará vinculado a nossa identidade espiritual aqui na terra.(Ap. 2:17- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe). Moisés com a unção do Espírito Santo trocou o nome de Oséias(heb.Hishea- salvação), para Josué(heb. Yeshua, O Senhor salva)Nm.13:16.E houve uma mudança de caráter(espiritual) na vida de Josué, apontando profeticamente para aquilo que viria acontecer no futuro.

Podemos dizer que Josué era da mesma idade de Calebe(40 anos) quando foram enviados por Moisés para espiar a terra prometida, então supomos que ele teria 80 anos quando conquistaram e tomaram posse de Canaã, e creio que o texto que lemos trás a guerra, não contra os inimigos externos, os anaquins(filhos do gigantes), até porque Josué era preparado para isto, sendo considerado um dos maiores estrategistas de guerra de toda a biblia e sim os gigantes internos, que lhe atormentavam periodicamente. Oséias(salvação), eu posso, eu consigo, eu me garanto, ou então, quem sou eu, eu não valho nada, eu sou um verme rastejante, o grande líder morreu e quem sou eu para levar este povo a terra da promessa?

Para  ganhar a nova identidade você tem que lutar contra os inimigos de dentro e de fora, que muitas vezes se dizem irmãos, e até são, porque está escrito que a nossa luta não é contra a carne e o sangue e sim contra os poderes das trevas, mas que são usados para tentar tirar do centro da vontade de Deus.

Deus foi ao encontro do seu servo para que ele entendesse que com o nome novo, Josué (Jeová é a salvação), Deus estaria com ele, apesar da morte do líder Moisés, a obra continuava, porque a obra era de Deus e não do homem. Ei amado(a),a obra que Deus começou em você, na sua casa, na sua geração, na sua descendência tem a característica do céu e não da terra.

  1. então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido(vs.8): Josué creia que Eu estou contigo, e quem é que estaria com ele? O mesmo Deus que se apresentou a Moisés no meio da sarça ardente, falando prá que tirasse a sandália dos seus pés porque ali era terra santa(Êx.3:4-6- E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.5 – E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.6 – Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus). Isso significa que aquele local estava santificado (separado, consagrado) de forma especial por Deus. Não era, naquele momento, simplesmente um lugar comum, pois foi totalmente tomado pela presença viva de Deus. E quando a presença de Deus está manifestada desse jeito, a forma de se aproximar Dele não pode ser de qualquer maneira. Então Deus disse a ele: Josué “Eu Sou” está com você e que fazer prosperar todo o seu caminho e você será uma benção.
  2. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares(Vs.7)- Esta parte do texto fala da postura que Deus esperava de Josué e também de cada um de nós. Numa situação como essa, da morte do grande libertador Moisés e com 3 milhões de pessoas para liderar, era naturalmente falando que Josué desanimasse, ficasse deprimido, por estes motivos é que Deus vem ao encontro do seu servo para animá-lo e trazer a sua mente tudo aquilo que Ele já tinha prometido, desde Abraão, Isaque, Jacó e Moisés. Meu amado(a) continue firme, encare os desafios que Deus através do Espírito Santo está colocando a sua frente, vai valer a pena, a conquista será maravilhosa, simplesmente se esforce e tenha bom ânimo.

CONCLUSÃO:  As coisas não são fáceis, mais em todas situações devemos ter a certeza que o Deus de Jacó é o nosso refúgio, e Ele sempre estará conosco, independente das situações. Passando para o Novo Testamento Jesus disse: “Jo.16:32-33- Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.33 – Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Tanto tempo se passou e a promessa de Deus se cumpre em Yeshua e agora Jesus fala abertamente e não mais por parábolas que estava prestes de ser sacrificado por nós e Ele também diz: Continuem, haverão adversidades, mais tenham um bom ânimo Jesus venceu este mundo que jás no maligno, pois é um mundo caído nas mãos de satanás, mais nós também seremos vencedores, porque aquele que nos amou. Amém.