Um exemplo de pai.

image_pdfimage_print

Texto: Lucas 8: 40/42, 49/56

Introdução: Jairo era um homem importante na sociedade judaica, um homem que tinha conquistado status ou seja posição social elevada e que gozava de grande prestígio. Jairo chefe da Sinagoga de Cafarnaum, Uma pessoa de muito prestígio.Homem culto, poderoso e com muitos títulos.

Do outro lado, Jesus, o jovem de Nazaré, na avaliação de Jairo, Jesus é aquele que foi expulso da Sinagoga de Nazaré. Naqueles tempos as notícias andavam lentamente, comentadas ao longo das estradas, trazidas através de correspondência, mas chegavam. Jairo ouviu havia um certo que Jesus que, dizem que ensina, faz discursos, realiza curas e sinais. Talvez esta seja a tua situação neste dia, não há motivos para alegria e a teu problema não seja tão grave como era o de Jairo, mas o fato é que você tem a tua dificuldade, talvez você tenha chegado aqui cheio de dúvidas e isto tem tirado a tua alegria e a paz do teu coração. Não sabemos como Jairo resolveu buscar a Jesus, mais no contexto da narrativa entendemos que era o ultimo recurso para a sua filha.

                      No encontro de Jairo com Jesus, ele demonstra algumas características que devemos buscar sempre que o procurarmos:

  • DecisãoSua filha estava muito doente e naquele instante Jairo decidiu ir ao encontro com o Senhor Jesus. Quando vamos ao encontro de algo, com certeza temos expectativas positivas ou negativas; Jairo sabia que daquele encontro dependeria a vida ou a morte de sua filha(Mt. 11: 28 – Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei).
  • Humilhação- Naquele momento aquele pai não se importou com a sua posição social e nem até mesmo com as pessoas que poderiam reconhece-lo naquela posição de humilhação, mas ele simplesmente, se prostou-se em humildade na presença de Jesus(Lc. 18:14-Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado), pois tinha esperança que Jesus poderia dar a cura para a sua filha.
  • Súplica- Havia dor e sofrimento na vida de Jairo, e talvez não tendo mais a quem socorrer ele suplica para que Jesus fosse até a sua casa. Em nossas casas é o lugar de nossa intimidade, é aonde lavamos as roupas sujas e nem sempre queremos que os outros vejam o que temos guardado lá dentro, roupas sujas, poeira, sujeira, Jairo em sua casa tinha uma filha de doze anos que estava a beira da morte e ele então faz uma súplica derradeira, para que Jesus fosse até ao seu lar(Sl. 102: 1-2- SENHOR, ouve a minha oração, e chegue a ti o meu clamor.2- Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia, inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa).

* No instante que Jairo está aos pés de Jesus e com Jesus se preparando para ir a sua casa, algo inusitado acontece. Uma mulher que tinha um fluxo de sangue há 12 anos toca na orla da veste de Jesus e recebe a cura. Muitas vezes clamamos pelo milagre e quando o recebemos esquecemos de agradecer, através do nosso testemunho. Jesus queria que aquela mulher contasse aos outros a sua cura e de como o milagre aconteceu em sua vida. Sempre terão aqueles que nos incitarão a nos calarmos diante do milagre e nos conformemos com a situação. Quem recebeu esta virtude e este poder? Senhor a multidão te aperta e o Senhor pergunta, quem te tocou? A mulher se apresenta, pois atrás do milagre pequeno virá o grande. Abra sua boca para falar o que Deus tem feito em sua vida nas pequenas coisas e tenha certeza que o milagre grande virá. 

  • Fé- Ao receber a notícia da morte da sua filha, sempre virão aqueles que serão usados pelo inimigo para nos fazer desistir, as vezes serão os da nossa própria casa, aqueles que caminham conosco, da nossa equipe de 12, da nossa liderança, até mesmo da nossa casa, trazendo uma palavra negativa que nos afasta do milagre, dizendo que não vale mais a pena, no caso de Jairo que sua filha já estava morta, a qual voz daremos ouvidos? Mas Jairo deu ouvido a uma outra notícia de Jesus “Não temas, crê somente”, naquele instante Jairo tinha certeza que Jesus poderia resolver o seu problema, que Jesus era a única solução, afinal ali na sua frente Jesus tinha curado uma mulher que tinha um fluxo de sangue há 12 anos, a mesma idade da sua filha e então ele decidiu crer na notícia que Jesus tinha lhe dado “Não temas, crê somente”.

Conclusão: Naquele dia, todo o pranto e a tristeza na vida daquele pai, chamado Jairo se tornou em alegria, porque    ele decidiu, se humilhou, suplicou e teve fé que Jesus poderia trazer o alívio para o seu problema, que apesar de toda a gravidade, diante do Senhor dos Senhores, não existem barreiras que Ele não possa nos livrar, pois para Deus todas as coisas são possíveis, basta crer e não duvidar em nossos corações(Jo. 3: 16- Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna). Eu creio e você também quer crer? Amém