A base da verdadeira adoração

image_pdfimage_print

Texto: João 20:11-18- E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro.12 – E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.13 – E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.14 – E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.15 – Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.16 – Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre).17 – Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.18 – Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.

Início: Existem muitos personagens bíblicos que cremos estão constando na Palavra de Deus porque talvez se idenfiquem com a minha vida e com a tua vida, então é bom saber dessas histórias e até mesmo testemunhos, porque isto faz com que a nossa fé cresça, e assim vemos que se o Senhor fez a eles existem uma grande possibilidade de que se abrirmos o coração e deixarmos Ele entrar em nossas vidas, Ele também quer e poderá fazer em nós.Um desses personagens é Maria Madalena, a qual a bíblia não fala muito, mais que teve um papel de grande importância tanto na crucificação de Jesus, como na sua ressurreição.

Maria Madalena, mulher que já foi pintada pelos fiéis como prostituta e como santa. Para os pesquisadores, sua trajetória era envolvida em mistério.

Pecadora?
É muito provável que você conheça Maria Madalena como uma prostituta ou uma mulher pecadora, até porque foi assim que ela foi retratada pela Igreja Católica entre os anos de 591 até 1969. Essa foi uma escolha tomada pelo padre Gregório I, que utilizava o seguinte trecho bíblico para falar dela:
Santa?
Apesar dessa roupagem negativa, Maria Madalena não foi vista como uma pecadora por todos. Em algumas outras vertentes religiosas cristãs, a mulher seria a esposa de Jesus e até a mãe de seu filho. Quem nutria esse pensamento eram os cátaros, povo que vivia no sul da França durante a Idade Média. Então podemos ver que esta heresia não vem de agora, mais de há muito tempo atrás.

Essa hipótese(heresia) foi pano de fundo do escritor Dan Brown ao escrever o livro O Código da Vinci, em que narra um secreto relacionamento entre Jesus e Maria Madalena retratado secretamente em obras do artista renascentista Leonardo da Vinci, que viveu de 1452 a 1519.
Mais isto não é o tema central da minha mensagem, então precisamos entender que, em grande parte, as mulheres judias estavam restritas às tarefas domésticas e eram legalmente propriedade dos homens: de seus pais enquanto não eram casadas, depois passavam a ser de seus maridos.

Então como está registrado em Lc. 7:43/48, se já uma mulher não poderia entrar em um recinto ou casa de alguém sem ser autorizada prá isso, imaginem uma mulher que era rotulada de pecadora, já pensou se a mulher adúltera então fosse Maria Madalena? Aquela que Jesus disse: Vai e não peques mais, mais ele era atrevida, insolente, e ao invés de ir ela resolveu “Ficar por perto” de Jesus. Ou quem sabe se Maria Madalena fosse a Mulher com “Fluxo de sangue”, sim aquela que chegou entre a multidão, se esvaindo em sangue, sem absorvente(Sempre-Livre ou Always), no máximo seria um lençol, um trapo de imundícia, que depois de usado seria descartado, e com certeza não seria “No lixo que não é lixo”, porque alí para a prefeitura de Jerusalem aquilo era imundo, fedorento, nojento.

Então podemos dizer que Maria Madalena, tecnicamente falando, não estaria como prioridade para ser escolhida para ver o Senhor ressuscitado, porque antes dela teriam muitos outros mais capacitados pelos religiosos para que fosse a testemunha ocular deste mistério. Mais aquilo que para o homem é impossível, para Deus não é, porque Deus sonda os corações. Assim nós vemos no exemplo de Davi quando foi ungido lei e quando Saul foi a casa de Jessé, Samuel se empolgou com a aparência, mais o Senhor sondou os corações, Samuel foi levado e enganado pelo que vê o homem, mais Deus não se deixa enganar.

Conclusão:  Trazendo para a nossa realidade, você se ache a “Raspa do Tacho”, o último dos moicanos, um pingo de água em um oceano, mais neste momento, assim como o Senhor sondou o coração de Maria Madalena,  e viu nela uma adoradora espontânea, sem interesse, Ele também está sondando o teu coração. Talvez você nem seja 12, nem líder de coisa nenhuma, mais persevere, seja Fiel no pouco porque no muito Ele vai te colocar. Assim como aconteceu com tantos personagens da Palavra de Deus, que ousaram crer no sobrenatural de Deus e obtiveram o sucesso em seus ministérios, assim acontecerá com você. Se esta Palavra veio de encontro ao teu coração, é porque Deus tem ansiado em completar a obra Dele em sua vida, então se renda a Ele, confie Nele e Ele satisfará os desejos do teu coração. Amém.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *