Oração e Jeju uma prática para este tempo.

image_pdfimage_print

Nós podemos orar sem jejuar , mas não podemos jejuar sem orar!

Oração :ato de falar com Deus através de palavras ou pensamentos! Uma ação física que ocupa um tempo. Forma de nos relacionarmos com o Pai!
Jejum: ato de privação parcial ou total de alimentos por um tempo específico e com um propósito

Na Bíblia o primeiro relato de jejum é feito por Moises no deserto! São 40 dias sem comer nem beber!
Nós vamos ver que Moises fez dois jejuns de 40 dias e 40 noites!
Êxodo 24:18
Deuteronomio 9:9-10- Deuteronômio 9: 9. Quando subi ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas do pacto que o Senhor fizera convosco, fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água. 10. E o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e nelas estavam escritas todas aquelas palavras que o Senhor tinha falado convosco no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia.
Êxodo 34:28- Êxodo 34: 28. E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos.
Deuteronomio 10:1-5
Deuteronômio 10: 10. Também, como antes, eu estive no monte quarenta dias e quarenta noites; e o Senhor me ouviu ainda essa vez; o Senhor não te quis destruir;

Que missão ele tinha pela frente, tratar com um povo de dura cerviz!
Um povo que aprendeu a idolatria!
Levar este povo as promessas do Pai!

Elias jejuou 40 dias – 1 Reis 19: 8. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. –
Logo após este tempo de jejum e oração – Elias ouve a voz de Deus, atenta para aquilo que Deus ainda tinha a fazer através dele, ungir Reis, levantar e ungir outro profeta em seu lugar no caso Eliseu, e ser levado ao céu por uma carruagem de fogo !

Jesus jejuou 40 dias- Mateus 4: 1. Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Aqui não fala que ficou sem beber água ! Portanto uma condição diferente da de Moises e Elias!

Jesus inicia seu ministério debaixo de grande prova!
Sua missão estava a prova!
Precisava depender do Pai, da sua palavra e confiar, e ele venceu no deserto a cada tentação , no espírito, alma e corpo!
Venceu naquilo que também somos tentados!
Precisava morrer, ressuscitar e voltar a sentar à direita do Pai!

O jejum de Moises e Elias foi diferente dos demais jejuns que observamos ao longo dos relatos bíblicos !
Se deram em circunstâncias específicas!

Observamos que todo jejum teve um propósito específico e um tempo de duração :
Jejuns no velho testamento
Jejum de consagração , arrependimento de pecados,aflições , proteção e intercessão !-
-consagracao ao nazireado, Números 6: 3. abster-se-á de vinho e de bebida forte; não beberá, vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem bebida alguma feita de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas. 4. Por todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma que se faz da uva, desde os caroços até as cascas.
-Arrependimento de pecados 1 Samuel 7: 6. Congregaram-se, pois, em Mizpá, tiraram água e a derramaram perante o Senhor; jejuaram aquele dia, e ali disseram: Pecamos contra o Senhor. E Samuel julgava os filhos de Israel em Mizpá.
Aflições 2 Samuel 12: 16. Davi, pois, buscou a Deus pela criança, e observou rigoroso jejum e, recolhendo-se, passava a noite toda prostrado sobre a terra. 17. Então os anciãos da sua casa se puseram ao lado dele para o fazerem levantar-se da terra; porém ele não quis, nem comeu com eles.
-Proteção Ester 4: 16. Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.
Intercessão Intercessão :Daniel 10: 2. Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. 3. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.

Jejum no Novo testamento :
Batalha espiritual
Jesus ensinando os discípulos que o jejum preparava para determinadas batalhas espirituais, trazendo um revestimento de poder: Mateus17:21- mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum.
Preparação para o ministério: Lucas 4:1-2

No livro de Atos vemos a igreja em diferentes momentos de jejum:
Ministrar-Atos dos Apóstolos 13: 2. Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Enviar-Atos dos Apóstolos 13: 3. Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram.
Separar para o presbitério -Atos dos Apóstolos 14: 23. E, havendo-lhes feito eleger anciãos em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.

A Bíblia menciona que Paulo também jejuava:
2 Coríntios 6: 3. não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; 4. antes em tudo recomendando-nos como ministros de Deus; em muita perseverança, em aflições, em necessidades, em angústias, 5. em açoites, em prisões, em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns, 6. na pureza, na ciência, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido.

A Bíblia fala de jejuns feito de formas diferentes quanto à forma e duração :
Jejum total: absterce totalmente de alimentos e água por um período grande ou curto- Ester 4:16
Paulo também ficou em Jejum total por 3 dias por conta da sua conversão -Atos 9:9-E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
Jejum parcial- é feito com a ingestão de determinados alimentos e bebidas por um longo tempo, como no caso de Daniel que suprimiu aos manjares e a bebida como vinho!
Jejum normal- abstém-se da comida mas com ingestão de água! Pelo período que quiser determinar.
A Duração do jejum
Nós vimos em vários relatos tempos diferentes!

Podemos estabelecer a forma, o tempo e o propósito para jejuarmos!

O Jejum que agrada a Deus ?
É o jejum intencional, que percebe o momento, que se aproxima ainda mais Dele!

Isaías 58: 1. Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados. 2. Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos; como se fossem um povo que praticasse a justiça e não tivesse abandonado a ordenança do seu Deus, pedem-me juízos retos, têm prazer em se chegar a Deus!, 3. Por que temos nós jejuado, dizem eles, e tu não atentas para isso? por que temos afligido as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais, prosseguis nas vossas empresas, e exigis que se façam todos os vossos trabalhos. 4. Eis que para contendas e rixas jejuais, e para ferirdes com punho iníquo! Jejuando vós assim como hoje, a vossa voz não se fará ouvir no alto. 5. Seria esse o jejum que eu escolhi? o dia em que o homem aflija a sua alma? Consiste porventura, em inclinar o homem a cabeça como junco e em estender debaixo de si saco e cinza? chamarias tu a isso jejum e dia aceitável ao Senhor? 6. Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? 7. Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? 9. Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e Ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; 10. E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia.
Mateus 9: 14. Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? 15. Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar.
Jesus mostrou como jejuar:
Mateus 6: 16. Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 17. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 18. para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
E nós versículos acima ele fala a mesma coisa sobre a oração ! Mateus 6: 6. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará diante dos homens.

Como vimos há muitas formas e tempos de jejum!
Mas o que agrada ao Pai é a motivação do nosso coração !
Não jejuamos para autopromoção , para parecermos espirituais , para sermos vistos pelos homens, para mudarmos a Deus, para obtermos mais amor por parte daquele que nos amou quando éramos pecadores!
Decidamos jejuar e orar porque preferimos a ele , porque queremos estar mais sensíveis à sua voz , porque queremos estar no centro da sua vontade!
Porque não queremos ser egoistas, porque não queremos ser competidores do Reino, mas agentes de transformação !
Queremos com nosso jejum agradar a Deus!
Separe este tempo de 21 dias para se conectar verdadeiramente ao Pai!
Entre neste jejum disposto a orar, a se quebrantar, a se avaliar, a sair mudado , acrescentado na fé ! Vendo a glória de Deus!
Descida qual ou quais propósitos vc vai apresentar diante de Deus!

Jejum de 21 dias- parcial-
Teremos um período de 4 vigílias de oração
As 6 da manhã , meio dia, 6 da tarde e meia noite!
Vc pode escolher participar de um ou mais tempos!
Proposito da igreja para este jejum
1- conversão dos pais aos filhos e o coração dos seus filhos aos pais! Vivendo uma atmosfera profética!

Oração e jejum: uma prática para este tempo!
Nós podemos orar sem jejuar , mas não podemos jejuar sem orar!

Oração :ato de falar com Deus através de palavras ou pensamentos! Uma ação física que ocupa um tempo. Forma de nos relacionarmos com o Pai!
Jejum: ato de privação parcial ou total de alimentos por um tempo específico e com um propósito

Na Bíblia o primeiro relato de jejum é feito por Moises no deserto! São 40 dias sem comer nem beber!
Nós vamos ver que Moises fez dois jejuns de 40 dias e 40 noites!
Êxodo 24:18
Deuteronomio 9:9-10- Deuteronômio 9: 9. Quando subi ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas do pacto que o Senhor fizera convosco, fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água. 10. E o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e nelas estavam escritas todas aquelas palavras que o Senhor tinha falado convosco no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia.
Êxodo 34:28- Êxodo 34: 28. E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos.
Deuteronomio 10:1-5
Deuteronômio 10: 10. Também, como antes, eu estive no monte quarenta dias e quarenta noites; e o Senhor me ouviu ainda essa vez; o Senhor não te quis destruir;

Que missão ele tinha pela frente, tratar com um povo de dura cerviz!
Um povo que aprendeu a idolatria!
Levar este povo as promessas do Pai!

Elias jejuou 40 dias – 1 Reis 19: 8. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. –
Logo após este tempo de jejum e oração – Elias ouve a voz de Deus, atenta para aquilo que Deus ainda tinha a fazer através dele, ungir Reis, levantar e ungir outro profeta em seu lugar no caso Eliseu, e ser levado ao céu por uma carruagem de fogo !

Jesus jejuou 40 dias- Mateus 4: 1. Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Aqui não fala que ficou sem beber água ! Portanto uma condição diferente da de Moises e Elias!

Jesus inicia seu ministério debaixo de grande prova!
Sua missão estava a prova!
Precisava depender do Pai, da sua palavra e confiar, e ele venceu no deserto a cada tentação , no espírito, alma e corpo!
Venceu naquilo que também somos tentados!
Precisava morrer, ressuscitar e voltar a sentar à direita do Pai!

O jejum de Moises e Elias foi diferente dos demais jejuns que observamos ao longo dos relatos bíblicos !
Se deram em circunstâncias específicas!

Observamos que todo jejum teve um propósito específico e um tempo de duração :
Jejuns no velho testamento
Jejum de consagração , arrependimento de pecados,aflições , proteção e intercessão !-
-consagracao ao nazireado, Números 6: 3. abster-se-á de vinho e de bebida forte; não beberá, vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem bebida alguma feita de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas. 4. Por todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma que se faz da uva, desde os caroços até as cascas.
-Arrependimento de pecados 1 Samuel 7: 6. Congregaram-se, pois, em Mizpá, tiraram água e a derramaram perante o Senhor; jejuaram aquele dia, e ali disseram: Pecamos contra o Senhor. E Samuel julgava os filhos de Israel em Mizpá.
Aflições 2 Samuel 12: 16. Davi, pois, buscou a Deus pela criança, e observou rigoroso jejum e, recolhendo-se, passava a noite toda prostrado sobre a terra. 17. Então os anciãos da sua casa se puseram ao lado dele para o fazerem levantar-se da terra; porém ele não quis, nem comeu com eles.
-Proteção Ester 4: 16. Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.
Intercessão Intercessão :Daniel 10: 2. Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. 3. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.

Jejum no Novo testamento :
Batalha espiritual
Jesus ensinando os discípulos que o jejum preparava para determinadas batalhas espirituais, trazendo um revestimento de poder: Mateus17:21- mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum.
Preparação para o ministério: Lucas 4:1-2

No livro de Atos vemos a igreja em diferentes momentos de jejum:
Ministrar-Atos dos Apóstolos 13: 2. Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Enviar-Atos dos Apóstolos 13: 3. Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram.
Separar para o presbitério -Atos dos Apóstolos 14: 23. E, havendo-lhes feito eleger anciãos em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.

A Bíblia menciona que Paulo também jejuava:
2 Coríntios 6: 3. não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; 4. antes em tudo recomendando-nos como ministros de Deus; em muita perseverança, em aflições, em necessidades, em angústias, 5. em açoites, em prisões, em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns, 6. na pureza, na ciência, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido.

A Bíblia fala de jejuns feito de formas diferentes quanto à forma e duração :
Jejum total: absterce totalmente de alimentos e água por um período grande ou curto- Ester 4:16
Paulo também ficou em Jejum total por 3 dias por conta da sua conversão -Atos 9:9-E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
Jejum parcial- é feito com a ingestão de determinados alimentos e bebidas por um longo tempo, como no caso de Daniel que suprimiu aos manjares e a bebida como vinho!
Jejum normal- abstém-se da comida mas com ingestão de água! Pelo período que quiser determinar.
A Duração do jejum
Nós vimos em vários relatos tempos diferentes!

Podemos estabelecer a forma, o tempo e o propósito para jejuarmos!

O Jejum que agrada a Deus ?
É o jejum intencional, que percebe o momento, que se aproxima ainda mais Dele!

Isaías 58: 1/10, Mt. 9.14/17 . Amém.

Autora: Apa.Fárida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *