A Adoração que eu quero receber

Texto: Sl. 24- DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.2 – Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.3 – Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?4 – Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.5 – Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.6 – Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.)7 – Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.8 – Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.9 – Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.10 – Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)
Início: A partir do reinado de Davi, que governou sobre os hebreus cerca de 1.000 anos antes da vinda de Jesus, Jerusalém se tornou a cidade mais importante para o povo de Israel. Com a chegada da Arca da Aliança, o móvel mais importante na religião judaica, Davi se empenhou na organização dos cultos e nas preparações para a construção do templo, que seria realizada durante o reinado do seu filho Salomão. Vemos na Nova aliança e no encontro de Jesus com a mulher samaritana no Poço de Jacó, em que ela vê em Jesus características de um profeta e ela não perde a oportunidade, talvez até mesmo na ânsia de sanar os seus questionamentos da sua alma, Onde devo adorar ao meu Deus? Jo. 4:19-20- Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.20 – Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Será que pode ser aqui, neste lugar, ou será que devo ir até Jerusalém. Mais eu não sou digna de me apresentar no tempo, eles vão me impedir, Não haverá a mínima chance prá mim. E Jesus dá uma resposta que talvez aquela amadinha nunca tinha imaginado “Mas a hora vém e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai e em espirito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. Na Velha Aliança Davi com um coração inclinado ao Senhor levou a Arca novamente para Jerusalém e fez tudo que era necessário para que essa fosse a cidade do grande Rei, agora na nova Aliança Jesus ensina e pratica o valor da “Adoração espontânea”, aquela que o Senhor já tinha encontrado em Davi, mais que de alguma forma, através do exemplo, das atitudes, Davi queria que todo o povo também entendesse isso.
E em primeiro lugar, nos vrs. 1 e 2 ele começa o salmo engrandecendo ao Senhor Jeová, o Deus Todo poderoso, porque Dele é toda a terra, e tudo o que nela há, inclusive todos os moradores.
E depois disto, Davi se questiona, se esse Deus é tão poderoso assim, quem tem condições de subir no seu Santo monte para o adorar? E aí, diante do testemunho da sua própria vida, ele mesmo responde: Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma aos vãos propósitos e não jura com falsidade, esse receberá a podemos dizer, liberação do Senhor para o adorar e também ser abençoado.
Quando o salmista Davi fala de uma geração que buscam ao Senhor de todo o coração, ele não está generalizando, e profetizando que toda uma geração louvará ao Senhor, e sim ele está dizendo que haverá uma geração(escolhidos) que se renderá e entenderá o mecanismo do perfeito louvor, esses, abrirão os seus corações e se entregarão ao Senhor.
E então Davi começa a profetizar sobre o Messias que dali um tempo estaria vindo e encarnando ente os homens, mais não apenas isto, também fala da entrada de Cristo para a nova Jerusalém, para reinar para sempre(Ap. 19:11-21). Ele é o Deus poderoso, o Senhor dos Exércitos, Ele é o Rei da Glória.
Conclusão: Que salmo profético, é um salmo messiânica que aponta para a primeira e também a segunda vinda do Messias para nos buscar. Quem subirá ao monte do senhor? Eu e vocês, se realmente perseverarmos e se o Senhor achar em nós verdadeiros adoradores, aqueles que adoram o Pai em espírito e em verdade, e que buscam a Ele de todo o seu coração.
Oração: Senhor nosso Deus e nosso Pai, diante das verdades tremendas deste salmo, que possamos nos colocar na tua presença de todo o nosso coração, e te pedir, sonda-me oh Deus e tú nos conheces, e que mediante a tua Palavra, possamos se for necessário, te pedir perdão pelos nossos pecados, nos arrepender, para que estejamos voltando para o centro da tua vontade. Tú és o Rei da Glória, tú éso Deus forte e Todo poderoso, no qual as nossas vidas estão. Queremos sim, me diante a força dessa Palavra estarmos aptos a subir ao teu monte e estarmos no teu santo lugar, por isto cremos no teu Amor e na tua santa misericórdia sobre as nossas vidas, em nome de Jesus, Amém.