Quem é Jesus para mim.

image_pdfimage_print

  

Texto: Lucas 2:22-38 – E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor.23 – (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);24 – E para darem a oferta segundo o disposto na lei do SENHOR: Um par de rolas ou dois pombinhos.25 – Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.26 – E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor.27 – E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei,28 – Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:29 – Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;30 – Pois já os meus olhos viram a tua salvação,31 – A qual tu preparaste perante a face de todos os povos;32 – Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel.33 – E José, e sua mãe, se maravilharam das coisas que dele se diziam.34 – E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado.35 – (E uma espada traspassará também a tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.36 – E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;37 – E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.38 – E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém. Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra. 

Início: Em todo o momento somos confrontados e até mesmo desafiados a fazermos escolhas, em vários níveis. Algumas escolhas não terão consequências significativas, mas outras definitivamente trarão novos caminhos a seguirmos. Em nossa caminhada espiritual também isto é uma norma, Deus desde criou o livre arbítrio dentro de cada um de nós, sempre respeitou o nosso direito de escolha e temos em sua Palavra muitos exemplos sobre isto, um deles é o do discipulado de Caim. Está escrito em Gn. 4:6-7- (E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?7 – Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar). O próprio Deus veio para ter um discipulado com Caim, pois tinha visto que o seu semblante estava caído e ele andava irado, e depois deste tremendo discipulado, Caim saiu dali foi e assassinou o seu irmão Abel. Então cabe a cada um de nós dar a resposta correta ao chamado de Deus e não andarmos pela nossa própria rota.   

  1. Simeão era homem justo e temente a Deus: Homem reto e cheio do Espírito Santo. O Senhor lhe revelara que não morreria antes de ver o Salvador, e isto ele nutria com fé em seu coração. E, no dia que os pais de Jesus o apresentaram no templo, Simeão foi lá, orientado pelo Espírito Santo. Quando viu o menino, tomou-o nos braços e o abençoou, entregando aos pais uma palavra profética: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, porque os meus olhos já viram a tua salvação. Essa colocação de Simeão foi bastante egoísta. Ele já tinha recebido a sua bênção, então tudo estava bem, agora podia morrer. Sua visão era apenas de sua vida e Deus, e quanto de nós estamos agindo deste jeito? Já temos recebido a salvação e agora guardamos prá nós e não nos importamos com o nosso próximo. Simeão tinha sido agraciado com uma palavra profética e agora ele não cumpre aquilo que o Senhor esperava da sua vida.
  2. A vez de Ana: Mas, na mesma hora em que Simeão tomava o pequeno Jesus nos braços, abençoava e entregava a profecia, chegou uma anciã, a profetiza Ana. Ela não trouxe outra palavra profética, não praticou nenhum ato profético, mas fez algo muito significativo em relação à atitude de Simeão. Apesar de seus 84 anos, Ana ainda não estava pensando em morte. Ela começou a falar para todos sobre aquela criança especial. Ana olhava para o futuro e falava acerca do menino de Belém da Judéia, filho de Maria, e da palavra profética dada por Simeão. Ana fez aquilo que se espera de um servo do Senhor, ir e anunciar aquilo que os nossos olhos estão vendo. Foi e anunciou a todos que encontrou em seu caminho, que o Salvador de Israel estava entre eles. 

Conclusão: Simeão olhava o mundo da sua janela: “Deus me fala, me usa. Então tudo está bem para mim, posso morrer em paz”, pois a promessa de Deus já se cumpriu em minha vida, que vida espiritual medíocre e sem frutos. Ana olhava o mundo da janela de Deus: “O Messias prometido chegou; ainda não posso morrer, tenho  importante recado para o mundo todo: ‘Ouçam, o Messias chegou. Contem para todos”. Em que grupo de servos você se encontra? Aqueles que se contentam em terem sido alcançados e agora estão encostados no barranco espiritual, esperando que o mundo acabe? Ou vocês são como Ana que ao saber que aquele menino era a salvação de Israel, não se conteve, e saiu falando a todos que encontrou pelo caminho, o Messias já estava entre eles. Amém

Qual é a sua posição com relação à chegada do Messias em sua vida?

Quero anunciar ao mundo, Que Jesus, a Vida, chegou,Quero pregar nas esquinas, nas ruas, por onde eu for, Que o Verbo se fez carne, e habitou entre nós. Por nós se deu lá na cruz, Agora há perdão para todos os que quiserem Jesus!

PAI, MUITO OBRIGADO POR TÃO MARAVILHOSA DÁDIVA TUA PARA TODOS OS HOMENS: TEU PERDÃO EM JESUS, TUA PAZ, SEGURANÇA, VIDA ETERNA E SALVAÇÃO. NÃO SOMOS DIGNOS DE TEU PRESENTE, MAS PRECISAMOS DELE E O RECEBEMOS COM GRATIDÃO. AMÉM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *