Acessando o lugar secreto

TEXTO: Salmos 91:1- AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Salmo 91:1 King James: Aquele que habita no lugar secreto do Altíssimo, permanecerá debaixo da sombra do Onipotente.

início: O sol é para todos, mas a sombra do Onipotente é só para quem decidiu entrar no esconderijo do Altíssimo. “Billy Graham”

Acessando o lugar secreto

Esconderijo ou lugar secreto. Como fazer para acessá-lo?
Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. Mt 26:39

Todo lugar é um lugar comum até que o transformemos de alguma maneira. Situações, fatos, acontecimentos são responsáveis por tornar o lugar especial. O quarto onde dormimos todos os dias pode se transformar no lugar mais temido pelo inimigo de Deus a partir do momento em que os joelhos se dobrem naquele lugar e, ali, haja constantemente batalhas travadas contra as trevas, através de palavras direcionadas ao nosso Pai, o criador.
Quando nos prostamos à Deus, quando nos ajoelhamos, construímos uma ponte de ligação entre nós e Ele. As palavras, as orações se tornam o caminhar sobre ela e o encontro face a face é o desfrutar da proteção infinita, enquanto assim desejarmos, do “toque” de sua sombra.
Se chegamos a crer que a sombra de um discípulo de Jesus Cristo poderia curar (Atos 5:15), imagine poder estar à sombra do próprio Deus.
O próprio Jesus nos dá a direção de como acessar esse lugar.
Ao se achegar ao lugar determinado em que se dobre os joelhos, há mecanismos determinantes em nosso corpo que, quando acionados acessam ao lugar secreto.
Joelhos dobrados, coração quebrantado, pensamento totalmente ligado ao Pai, palavras sinceras, ouvidos atentos, silencio da alma, espírito arrependido, certamente terá o sentimento imutável de que as portas desse maravilhoso lugar conhecido por muitos mas acessados por poucos, se abrirão.
Quando nos prostamos à Deus demonstramos humildade, dependência e reverência.
Toda a arrogância humana que outrora tomava conta da alma é extraída por completo, pois é impossível que um joelho arrogante se dobre e em seu coração haja verdade. O coração do joelho impenitente é impenetrável se tornando um acumulador de breves momentos de felicidade, quando ao passo que houver a mudança de mente e, radicalmente esse joelho tocar o solo da adoração, tudo que outrora era breve se tornará eterno; Eternos momentos sob a sombra do Onipotente!
Quando nos prostamos diante de Deus, mostramos que estamos completamente vulneráveis às circunstâncias da vida e aos ataques, sejam eles quais forem e, assim, ficamos a espera do poder e proteção de Deus através da fé que em nós opera.
A partir do momento em que conseguimos acessar esse lugar único, o que importava no passado passa a não importar mais, os medos do passado passam a não mais ter poder sobre os sentidos humanos.
O melhor lugar para estar é no centro da vontade de Deus, no seu lugar secreto, à sua sombra.
Conhece alguém que já esteve lá?
Maria, irmã de Marta e de Lázaro, quando se prosta diante de Jesus para ungir  seus pés (João 12:3), acessa o lugar secreto, permanece à sombra do Onipotente e ali se torna completamente INTOCÁVEL naquele momento.
Note que naquele momento Maria estava completamente entregue ao filho de Deus, estava totalmente desarmada de todo e qualquer problema, toda e qualquer situação imposta pelo trajeto a ser percorrido em cada segunda de sua vida.
Quando estamos aos pés do Senhor, nada mais importa, pois, como diz do Salmo 91:7 “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não será atingido.
João, o discípulo do amor, ao encostar a sua cabeça no peito de Jesus (João 13:23), acessou ali o lugar, o esconderijo do Altíssimo, o lugar secreto e, naquele momento era totalmente e completamente INTOCÁVEL!
Como eram as batidas do coração do Filho de Deus? Somente João ouviu!
Podemos até dizer que, para João era fácil demais se encostar no peito de Jesus, já que eram amigos muito próximos e havia um chamado para João a respeito do projeto salvação por Cristo Jesus, mas, podemos dizer também que não há relatos de que outro discípulo tenha feito como João fez, ou seja, talvez até todos queriam isso mas apenas um decidiu fazer e, assim, somente um ouviu as batidas do coração do Rei dos Reis.
Ele está tão perto mas não o vemos, Ele se assenta ao nosso lado todos os dias mas não temos tempo para uma conversa por mais breve que possa ser, Ele quer ouvir nossa voz de socorro ou agradecimento mas não conversamos com Ele, pois, bom seria se não aceitássemos passar um dia sequer sem contar à Ele como foi nosso dia, como foram nossas conquistas e as coisas que não obtivemos êxito.
Será que ainda seremos como os discípulos que, ao verem milagres e mais milagres realizados por Jesus, ainda tinham, mesmo que em breves momentos, resquícios de dúvidas sobre seus futuros?
Talvez devamos aprender mais com a mulher e fluxo de sangue que, durante doze anos buscou a cura em todos os lugares que pôde, mas ao descobrir que podia acessar um lugar especial, o lugar onde o médico dos médicos habita, conseguiu acessar e a chave de acesso era o que estava em sua alma, era o que estava em sua mente e em seu coração, como está escrito em Mt 9:21: “Se eu apenas puder tocar em seu mando, ficarei curada”. Ela quis tão somente tocar na orla das vestes de Jesus, mas acabou tocando em seu coração e pôde ouvir as batidas se seu coração com as próprias mãos.
Ao se prostrar para tocar as vestes, ao tocar os joelhos no chão, ela se tornou naquele momento INTOCÁVEL?

INTOCÁVEIS:
Sl 91:4 “Ele te cobrirá com suas penas, e debaixo das suas asas encontrarás refúgio” …

No livro de Ester 8:13 há um decreto do rei para que o povo judeu lute pela sua vida e, se o próprio rei autoriza, ele sabe do potencial e do poder desse povo.
A batalha de Mardoqueu e Ester não era para ser lutada a sós. Para ser vencida, Deus precisaria lutar com eles.
Podemos pedir e receber, mas vezes pediremos e receberemos instruções para que decidamos vencer pelas próprias mãos, porém guiadas, conduzidas pela vontade de Deus.
CONCLUSÃO: Esse é apenas um exemplo de que quem crê nos decretos divinos jamais sairá sem resposta. O milagre poderá vir com apenas um toque nas vestes de Jesus, uma palavra dita aos seus ouvidos, como o centurião romano disse a Jesus: Mt 8:8: Dize apenas uma palavra e meu servo será curado ou com a busca pela presença de Deus no mais puro silêncio e assim, acessar sempre o lugar secreto onde jamais se escondeu o Altíssimo.

A oração na vida do homem é tão imprescindível porque não somos tão fortes quanto pensamos ou demonstramos, somos apenas bons em disfarçar, e isso nos torna totalmente dependentes daquele que está em secreto.
Mas isso é muito bom, ser dependente de Deus, do Pai, do nosso criador é a melhor escolha que se poderia fazer, é a certeza de que jamais estaremos trilhando um caminho errado, é a condição certa para a volta pra casa! AMÉM.

Àutor: Pr. Luiz Domingues.