Combatendo o bom combate da FÉ.

image_pdfimage_print

TEXTO: Ef. 6:10-18- No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.11 – Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.12 – Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.13 – Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.14 – Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;15 – E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;16 – Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.17 – Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;18 – Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

INÍCIO: No domingo passado fomos ministrados sobre a parábola dos Talentos e isso também aconteceu durante a semana através de cada Grude-Grupo de Discipulado e Evangelismo, que falou da nossa responsabilidade como Filhos de Deus de estarmos vivendo um evangelho em sua essência e não de aparência, “Quem vive a Essência, não se importa com aparência”, a bíblia narra uma parábola em que um fariseu e um publicano vão ao templo para orar, e o fariseu começa a dizer: Obgdo Deus que eu não roubo, não sou injusto, não sou adúltero e nem sou como esse publicano,  jejuo duas vezes por semana, e além tudo sou dizimista fiel. O publicano nem ousava levantar a cabeça aos céus e dizia: tem misericórdia de mim, que sou pecador. Quem foi justificado? Com certeza foi o publicano, que reconheceu os seus pecados e se humilhou diante de Deus. O Senhor colocou em nossas mãos Talentos e Dons dos quais somos responsáveis por eles e quando o Senhor vier nos buscar ou quando encontrarmos com Ele, prestaremos contas a Ele de tudo aquilo que Ele nos confiou. Então que possamos ouvir da parte Dele a nossa recompensa: “Servo bom e fiel, sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei, entra para o gozo do seu Senhor”. Mas talvez essa produtividade no Reino de Deus não tenha ficado muito clara para nós, talvez tenhamos dúvidas em nosso coração, de que maneira poderemos  obter sucesso espiritual em nossos investimentos, para que consigamos produzir com os nossos talentos e dons a 100, 60 e a 30(Mt.13:8) Então eu espero nesta noite, te ajudar um pouco mais e talvez esclarecer toda a tua dúvida a respeito desse assunto. Não tem como termos sucesso ministerial sem saber para que fomos chamados, então em primeiro lugar torna-se necessário uma busca para que o Espírito Santo nos mostre, qual é o nosso chamado no Reino de Deus, lembrando que cada um de nós tem um chamado, não porque queremos conquistar posições, mas para aquilo que for útil na obra de Deus, não para aquilo que aparece mais, aquilo que nos dará um nome, aquilo que nos dará status ou até mesmo para aquilo que nos dará um prazer natural. Também sabemos que enfrentaremos muitas lutas, mas que se perseverarmos elas não serão capazes de nos tirar do propósito de Deus(2 Co. 4:16 Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. 17 E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento).

Mas precisamos entender que o Senhor coloca a nossa disposição a sua Armadura, que são armas espirituais poderosas que colocarão o inimigo em retirada. O Ap. Paulo no livro de Ef. 6 a partir do verso 10 faz uma descrição a respeito da Armadura de Deus e de como poderemos vencer essa guerra sobrenatural, vamos a elas:

  1. Força do Senhor: Em nenhum momento da nossa caminhada cristã poderemos esquecer de onde vem a nossa força, ela não vém de estratégias naturais ou pela nossa capacidade natural de realizar as coisas (Is. 40:28-31- Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.29 – Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.30 – Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;31 – Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão). Jamais conseguiremos vencer batalhas espirituais sem a presença de Deus, e acharmos que somos capazes de vencer as nossas lutas sózinhos (Pv. 3:5- Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento).    
  2. A Armadura de Deus: Eu entendo pela história de Davi contra o gigante Golias, que depois que Davi decidiu lutar contra o inimigo do povo de Israel, muitas estratégias foram montadas para ajuda-lo, até mesmo vieram entregar-lhe a armadura do rei Saul, para que ele usasse na batalha(I Sm.17:38-39- E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.39 – E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si). Acho interessante e até mesmo hilárico essa passagem, pois até mesmo o rei Saul estava com medo do gigante Golias, e quem era Saul? Quando ele foi escolhido rei para Israel, ele era o cara, pois nenhum homem em Israel, em altura passava dos seus ombros,  e agora quer emprestar sua armadura para que Davi a utilizasse; Davi nem conseguiu andar com aquela armadura, mas ao tirá-la, a mesma armadura de Deus que o protegia contra o leão e o urso, também seria capaz de protege-lo contra Golias. As armaduras eram feitas sob medida para lutas físicas, mas Davi possuía uma armadura dada pelo próprio Deus. Com isso aprendo que para trabalhar com aquilo que Deus tem colocado em nossas mãos, Ele também nos disponibiliza uma Armadura exclusiva para vencermos as nossas batalhas.
  3. CINGIR-SE COM A VERDADE – A bíblia diz em Jo. 8:32-Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. A verdade é a primeira defesa da armadura de Deus O cinto da verdade garantia defesa do quadril e protegia dos golpes baixos. O maior golpe baixo do inimigo é a mentira. A verdade e a mentira são opostas; Deus é a verdade e o inimigo é a mentira. Ninguém que ama a Deus pode ser mentiroso nos seus relacionamentos, pois com Deus mora a verdade e a verdade faz parte dos seus atributos(caráter). Quando você olha para um crente, você deveria estar olhando para uma pessoa de bem, uma pessoa íntegra, uma pessoa que o que ela fala, você pode assinar embaixo, que ela vai cumprir com aquilo que está falando(Mt. 5:37- Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna).
  4. VESTIR-SE COM A JUSTIÇA– Era colocada sobre o peito e protegia um órgão vital do corpo humano, o coração, além do abdomem e as costas do soldado. O coração está envolvido em toda nossa experiência cristã, não o órgão físico, mas é onde se localiza a sede dos nossos sentimentos, e é onde decidimos e quais serão as nossas escolhas, peois a função do coração é amar a Deus, e a nossa escolha é amar a Deus, ou não (Mc 12:30- Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento). O coração da qual a couraça da justiça nos protege, é a sede dos nossos sentimentos, é onde escolhemos servir ao Senhor e quando estamos vestidos com ela, nenhuma arma do inimigo vai nos abalar ou nos enfraquecer. O amor a Deus está presente em toda a nossa caminhada cristã, quando cremos, quando somos batizados e quando vivemos a vida cristã, estamos colocando uma blindagem em nosso coração(Jr. 17:10- Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações), sem o qual, não é possível vivermos nenhuma experiência espiritual.
  5. CALÇAR OS PÉS COM O EVANGELHO DA PAZ – Os nossos pés são muito importantes para Cristo, pois é através deles que vamos pisar no território do inimigo para resgatar pessoas para Deus. Jesus andava muito por Israel, Judéia, Galiléia, etc e teve um dia que chegando a casa de Simão, era costume o anfitrião oferecer condições para lavar os pés, e inclusive já era costume ter nas casas, perto da portas talhas que eram enchidas de água para esse fim e o abençoado nem isso tinha feito.  Como iremos pregar o evangelho, se os nossos pés não estiverem bem calçados, com as sandálias (sapatos) adequados? Necessitamos que os nossos pés estejam calçados com a preparação do evangelho da paz? Ter os pés calçados com a preparação significa estar disposto a anunciar a tempo e fora de tempo o precioso evangelho da salvação por todo lugar, crendo que ele é capaz de mudar muitas vidas, assim como já mudou a minha, mesmo sendo dentro do território do inimigo, lutando e conquistando novas geografias e implantando a cultura do Reino de Deus.
  6. EMBRAÇANDO O ESCUDO DA DA FÉ- O escudo é uma arma de extrema importância na proteção contra o inimigo . Era um escudo grande que protegia a maior parte do corpo. O escudo cobre todas as brechas que o maligno usa para plantar dúvidas em nós sobre a Palavra de Deus. A dúvida, uma vez plantada em nosso coração, faz com que o inimigo encontre vários meios de nos fazer desanimar e completar sua ação, nos derrotando. Mas, se sustentarmos o escudo da fé com nossos braços por meio da oração, então fecharemos todas as brechas e dissiparemos os dardos inflamados do maligno(I Jo.5:4- Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé). 
  7. VESTIR O CAPACETE DA DA SALVAÇÃO– A cabeça é o membro que comanda o nosso corpo, que também é um órgão vital. Se esta apresentar fraqueza, tudo estará perdido. Essa fraqueza aparece principalmente dentro de nossa mente, nos levando a questionar Deus e o que Ele nos ensina. A nossa mente é o maior campo de batalha espiritual, se estivermos com o capacete da salvação, sempre seremos gratos ao Senhor pelo seu sacrifício e entrega por cada um de nós(Ef. 2:4-6- Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,5 – Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),6 – E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus). 
  8. TOMAR A ESPADA DO DO ESPÍRITO- Como o próprio versículo diz, precisamos tomar a palavra de Deus que é a nossa espada. A espada é a arma de ataque contra o inimigo de Deus. Aliás de todas as armaduras que acabamos de relatar, a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus é uma arma de ataque, e foi esta arma que Jesus utilizou contra Satanás, quando foi tentado no deserto. Arma maior não há! Através! dela, vencemos todas as tentações que o maligno coloca diante de nós(Sl.119:160- A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre). A Palavra de Deus é o que nos alimenta, nos fortalece e nos encoraja a prosseguir. Alimente-se dela, todos os dias, e destrua as investidas do diabo contra a sua vida!

CONCLUSÃO: Para sermos servos bons e Fiéis, precisamos nos vestir com a Armadura de Deus, não podemos querer justificar para Deus a nossa covardia espiritual contra os gigantes que se levantam contra a nossa vida, nossa família e tudo aquilo que Deus colocou em nossas mãos. Em muitas passagens da Palavra de Deus, Ele ordena que nos levantemos porque ele falará conosco. O levantar implica em uma atitude de estar pronto, estar alerta para ouvir, porque o que Deus tem para cada um de nós, é algo precioso e de muito valor. Estava falando com um amigo meu psicólogo, e ele me disse que estamos vivendo tempo esquisitos, onde antigamente as consultas pessoais e com casais eram no consultório, de forma presencial, ou seja, a pessoa ou o casal tinha que se levantar e ir até o profissional, nem que fosse para deitar no divã depois disso. Hoje tem as consultas on line, em que muitas vezes é com o casal e quando faz a conexão da chamada de vídeo, o casal está deitado, relaxado e mal ouvem o que o psicólogo tem para falar, já delatando o que passa em seus corações e com certeza não querem muito resolver os seus problemas e demandas.

Para agradarmos ao Senhor com a nossa vida, sendo ela de louvor e adoração a Ele, temos que nos dispor, nos colocar em pé e vestirmos a Armadura de Deus: Cingir-se com a verdade, com a justiça, calçando o pé com o evangelho da Paz, embraçando o Escudo da Fé, o capacete da salvação e tomando a espada do espírito, dessa forma estaremos preparado para vencer todas as hostes espirituais da maldade, e termos uma grande conquista para a honra e glórias ao nome do Senhor. Amém.      

Para reflexão:

1-Voce tem conhecimento das Armadura de Deus?

2-Qual é a parte da Armadura que você usa bastante?

3-Qual é a parte da Armadura que você precisa desenvolver e é que é a sua fraqueza?