Deus sabe trabalhar, fique tranquilo

Tema: DEUS SABE TRABALHAR, FIQUE TRANQUILO


Talvez ao longo desses sete meses que já se passaram, voce teve algumas experiências de batalhas até então perdidas, de algumas adversidades e frustrações devidos até mesmo por algumas perseguições que voce tenha sofrido, talvez em função desses acontecimentos negativos a incredulidade aumentou ainda mais com relação ao agir de Deus na tua vida te trazendo ansiedade e ANSIEDADE É EXCESSO DE FUTURO. Porém hoje vamos compartilhar de uma palavra abençoada na qual veremos, mais uma das diversas formas na qual Deus abençoa, cuida e protege seu povo. E o recado pra vida da igreja nessa noite é DEUS SABE TRABALHAR,FIQUE TRANQUILO.


Texto de ESTER CAP. 6  VERS. 1 AO 9


Introdução:


Quero começar essa palavra trazendo um pouco do conhecimento histórico na qual antecedeu esse episódio na qual acabamos de ler, ou seja a respeito dos 5 primeiros capítulos, lembrando que o livro de Ester tem apenas 10 capítulos e em nenhum deles o nome de DEUS é mencionado, porém vemos que o personagem principal da história, embora não mencionado, continua trabalhando em silêncio, apenas observando e no momento certo certo, ele vai usar das suas multiforme para abençoar o seu povo, voce serve á um Deus que não tarda e não falha ,ele age na hora certa. Amém


-No capítulo 1 vemos o rei Assuero também conhecido como Xerxes dando um grande banquete, uma festa de 180 dias, além tem peças importantes, príncipes, diplomatas de outras nações e no auge da sua embriaguez o rei Assuero decide chamar a sua rainha cujo nome era Vasti, para que ela exibisse a sua beleza e formosura, porém ela se recusa a fazer isso deixando assim seu marido Assuero muito bravo, ao ponto dele pedir opinião de alguns conselheiros, que o aconselharam a ter uma nova esposa e mandasse embora a sua esposa até então Vasti.


-No capítulo 2 então ocorre a seleção das donzelas mais formosas da época, lembrando que essas mulheres passariam por um período de 12 meses de preparação e embelezamento até a escolha do rei. Entre essas moças está Ester uma moça judia, prima de Mardoqueu, prima pois a Bíblia diz que ela era filha do tio de Mardoqueu, porém Ester tinha Mardoqueu como seu pai, e assim ele a aconselhou para que em momento nenhum ele dissesse  a respeito da sua origem que era judia, porém eu creio que pela vontade de Deus Ester foi escolhida por Assuero para se tornar a nova rainha dos persas. No capítulo 2 ainda, é que Mardoqueu descobre uma trama de Bigtã e Teres e traz essa informção a tona e livra o rei da morte e esses dois homens então são enforcados.


-No capítulo 3 vemos um novo personagem conhecido como Hamã, ele era um dos maiorais do reino persa e depois de Assuero ele possuia toda a autoridade sobre as pessoas, porém Hamã ainda não satisfeito com tudo isso desejava para si toda a exaltação,ele faz questão que as pessoas ao ve-lo se prostem diante dele, no entanto no seu caminho esta Mardoqueu ou Mordecai, um judeu temente somente ao Senhor que se recusa se prostrar diante de Hamã, deixando assim ele muito irritado. Em função disso Hamã trama então, não só matar Mardoqueu mas todos os judeus, ele vai até o rei e oferece altos lucros para o rei em troca do extermínio daquele povo e o rei Assuero concorda com tudo aquilo e assina embaixo daquela barbaridade.


No capítulo 4 Mardoqueu ficou sabendo de todos os planos de Hamã para exterminar a ele e todo o povo judeu, nisso ele rasga as suas vestes e se cobre de pano de saco e cinzas, levando muitos judeus a fazerem o mesmo, e tudo isso chega até Ester. Então Ester diz que gostaria muito de intervir, porém sabia do perigo que corria caso o rei não batesse o cetro a seu favor para recebe-la, então essa informação chega até Mardoqueu que diz: Quem sabe que não foi para um momento como este que voce chegou a posição de rainha? Então Ester concorda com Mardoqueu porém começa a fazer um jejum de tres dias e tres noites e pede para Mardoqueu convocar o povo e fazer o mesmo.


No capítulo 5 Ester então decide se achegar ao rei , e a bíblia diz que quando o rei avistou Ester ela agradou os seus olhos e tão logo o rei bateu o cetro em seu favor e dizendo que se ela quisesse até a metade do reino ele daria pra ela. Ester então faz seu pedido dentro de uma prudencia e sabedoria total, ela apenas convida o rei para um banquete e pede Hamã o maldoso como convidado entre eles. Durante esse primeiro banquete o rei já curioso o rei pergunta a respeito do desejo de Ester e ela por sua vez com toda sabedoria convida o rei para outro banquete no outro dia junto do malvado Hamã,versículo 8.


Ainda no capítulo 5 Hamã sai daquele jantar todo cheio de moral, porém quando passa a porta do rei Mardoqueu está ali e nada de se prostrar, isso traz uma raiva imensa para Hamã que chegando na sua casa compartilha do episódio com seus amigos e com Zeres a sua esposa, e vamos combinar ZERES A ESQUERDA porque foi dela e de alguns amigos a idéia de construir uma forca de mais ou menos 50 côvados de altura que dá mais ou menos 22 metros de altura pois um côvado tem a medida de 45 cm mais ou menos.


A história de Mardoqueu, nos ensinam valiosas lições sobre como viver uma vida que agrada a Deus em todas as circunstâncias.


Quais lições sua vida nos ensina?


-fidelidade-Mardoqueu foi fiel ao rei Assuero quando denunciou Bigtã e Teres pela trama que eles estavam fazendo contra a vida do rei, porém sua atitude demonstra mais ainda fidelidade ao Senhor e aos seus princípios,pois ele fazia seu trabalho sem esperar nada em troca, porém como Deus trabalha em silêncio e nunca esquece dos seus, depois de cinco anos viria a recompensa.


-coragem- Mardoqueu recusa-se a se curvar diante de Hamã, mesmo arriscando sua própria vida.Sua atitude demonstra coragem, mesmo em tempos difíceis.A coragem de Mardoqueu o diferencia dos demais judeus que se curvam a Hamã, pois ele sabia pra quem de fato ele tinha que se prostrar.


– humildade-Vemos que depois que Mardoqueu recebeu a honra pelo seus feitos ele voltou para a porta do rei; porém Hamã se retirou correndo a sua casa, angustiado e com a cabeça coberta.


Ele não busca glória para si mesmo, mas reconhece que tudo o que alcançou foi pela graça e providência de Deus.Ele exerce sua autoridade com humildade, sem buscar vingança pessoal.A humildade de Mardoqueu o torna um líder exemplar para o seu povo. Quem tem propósito não se deslumbra com a honra.


Conclusão:


Mardoqueu foi honrado. Sua fidelidadeteve recompensa, sua coragemteve recompensa e sua humildade teve recompensa.Através dessa história, aprendemos que Deus recompensa aqueles que permanecem fiéis a ele, mesmo em meio às dificuldades.


Devemos buscar viver com os mesmos princípios de Mardoqueu, demonstrando fidelidade a Deus, coragem em nossas ações e humildade em nossas conquistas Amém