Eu um cachorrinho?

image_pdfimage_print

                   

Texto: Mateus 15 21:28

Introdução: Em cada situação Jesus utilizava-se de diversas maneiras, quer nos momentos de  milagres que operava ou até mesmo em diálogos que mantinha com aquele povo. Vemos com a mulher no poço  de Jacó(Dá-me de beber), Nicodemos (Importa nascer de novo), os discípulos(Quem dizem os homens que eu sou? E vocês?). Aqui neste episódio vemos Jesus estrategicamente saindo da Galiléia e Judéia, regiões centrais do seu ministério e indo para uma região, que até certo ponto, fora do contexto vai para Tiro e Sidon, Qual a distância entre Jerusalém e Sídon? A distancia entre Jerusalém e Sídon é de aproximadamente 549 km. Hoje essa região fica no Líbano. Aqui neste texto vemos Jesus até de uma maneira ríspida, fazendo uma observação para uma mulher Cananéia sobre o seu ministério.

                   O termo cachorrinhos aqui utilizado no grego é Kunarion, um diminutivo afetuoso, empregado para os cachorrinhos de estimação “de colo” e Jesus utiliza a comparação para afirmar sobre o seu ministério(Mt.10: 5 – Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;6 – Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel).

                    Através deste ato desta mulher em ir até Jesus e pedir ajuda para a sua filha que era perturbada por espíritos imundos vemos algumas atitudes em sua fé:

  1. Levou-a até Jesus:Esta mulher ouviu falar de Jesus e desesperada com o problema da sua filha ela creu que Jesus tinha a solução para o seu problema e então podemos dizer que a fé a levou para o encontro com Jesus(Rm. 10:17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus).
  1. Levou-a a pedir a Jesus: Neste ato de pedir a ajuda do Senhor Jesus vemos que ela buscou no Senhor Jesus o alívio para a sua angústia, pois de há muito estava sofrendo com a situação de sua filha pois estava possuída por demônios e ela não suportava mais aquela situação(Lucas 11:9- E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á);
  2. Levou-a a achegar-se a Jesus: Quando os discípulos viram a atitude desta mulher, procuraram a Jesus para que, se não atenderia o seu pedido, que a despedisse logo, pois ela já estava importunando com a sua insistência(Tg.4:8- Chegai -vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações). Aqui vemos as circunstâncias que nos levam, muitas vezes a desistir no meio do caminho,  mas ela foi se chegando e cada vez mais perto pode ter um diálogo com Jesus.
  3. Levou-a a perseverar na hora da prova: Apesar da resposta aparentemente ríspida de Jesus, ela não desanimou, mais a sua fé a levou mais perto de Jesus e quando ela falou para Jesus que até aqueles que não pertenciam a família e não se sentavam à mesa, assim como os cachorrinhos, também comiam das migalhas que caiam da mesa do seu Senhor, ela deu a resposta que Jesus aguardava.(Lucas 21:19).
  4. Levou-a a vitória: E quando ela estava bem perto ela pode ser elogiada por Jesus, tamanha foi a sua fé(Mt.15:8/9- Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.9 – Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens), mediante a sua fé e perseverança a sua filha foi curada e liberta de demonios(Pv. 3:5- Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento), com uma fé inabalável ela foi a encontro de Jesus e recebeu a vitória, não se importando com o grau de dificuldade que estava passando.

Conclusão: Uma mulher decidida, ela ouviu de Jesus e isso brotou fé em seu coração e por mais que a situação fosse difícil para o seu lado, isso não a desanimou, mas a cada  dificuldade, ela se demonstrava cada vez mais fortalecida no Senhor(Fl.4:13-Posso todas as coisas naquele que me fortalece). E você tem deixado que as dificuldades assombrem a sua vida e te façam um derrotado, em que as vezes se sente no pico mais alto, mas de repente numa terrível depressão. Depressão tem sido o mal deste dias, em que o inimigo quer que desistamos nas primeiras batalhas e não vejamos as vitórias que o Senhor tem para nós. Aliás a depressão tem acometido muitas pessoas, inclusive líderes de ministérios conhecidos ou pequenos e tem feito muito estrago no meio do povo de Deus.  

E então, vamos continuar sendo cachorrinhos ou vamos experimentar da mesa e do banquete que o Senhor tem para nós(Apocalipse 3:20/21). Por mais que possamos ser um cachorrinho TOP, sabe, aqueles de madame, no frigir dos ovos, continua sendo apenas um cachorrinho e Jesus não se entregou por um “cachorrinho”. Jesus se entregou por mim e por vocês, por gente, por vidas Amém