Naamã e sua lepra.

TEXTO: II Reis 5:1- E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.

Lepra: Doença infecciosa que ataca a pele e os nervos, produzindo inchações com o aparecimento de manchas e caroços que mudam a aparência do paciente: hanseníase

Lepra: É a doença que na bíblia se usa freqüentemente como símbolo da podridão do pecado; os povos orientais a reconheciam como um castigo provindo de Deus.

INTRODUÇÃO: Naamã apesar de ser um homem poderoso(Comandante de Exército do rei da Síria) e de gozar de muito prestígio, pois já tinha dado muitas vitórias ao seu rei e ao seu povo, era leproso.

Se isto ocorresse em Israel, ele não poderia uma posição de destaque, pois o leproso teria que viver fora da cidade, em locais previamente definidos e não poderia ter contato com os demais cidadãos.

Neste trecho da Palavra de Deus vemos que uma menina foi levada cativa para a Síria e para a casa de Naamã e lá em terra estranha, mesmo estando longe de sua casa, de sua família, passando dificuldades,

Ela demonstra algumas características de uma serva do Senhor:

  1. Tinha conhecimento de Deus
  2. Amava o seu senhor(Naamã) e a sua família 
  3. Tinha Fé que Deus poderia curar

Vs.4/8:Naamã foi ao rei da Síria e contou o que a menina lhe falou e logo o rei o enviou com uma carta ao rei de Israel com alguns presentes: 10 talentos de prata(340 kg) e 6000 siclos de ouro(68 kg), mas o rei de Israel rasgou suas vestes(Sl.25:14- O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança), e Eliseu sabendo disso , mandou dizer ao rei que enviasse a comitiva de Naamã a sua casa(Sl. 9:9-109 – O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia.10 – Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam), pois então se saberia que há profeta em Israel(Jr.31:33- Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo).

Vs.11/13:Naamã se indignou, pois Eliseu nem o atendeu, apenas deu a ordem para que ele mergulhasse no rio Jordão 7 vezes, alegou que em Abana e Farpar(Síria) teria rios muito mais bonitos e vistosos que o rio Jordão e então seus oficiais deram conselhos sábios a ele, demonstrando que tinham muito carinho pelo seu comandante.

Vs.14/19:Naamã vai e megulha as 7 vezes e na sétima vez e o milagre aconteceu, sua pele se tornou como a pele de uma criança. Naamã volta a casa de Eliseu e quer dar-lhe presentes, reconhece que só o Senhor é Deus, recebe a Paz de Deus, leva para a Síria um pouco da terra de Israel e vai adorando o nome do Senhor.

CONCLUSÃO: Vale a pena confiar no Deus verdadeiro, o Deus que é criador de todas as coisas, e que quer ter uma experiência pessoal com cada um de nós. Em primeiro plano vimos o testemunho de uma criança, que mesmo sendo levada como escrava para uma terra distante, já tinha tido uma experiencia com o Deus de Israel e desejou que o seu patrão também conhecesse esse Deus que era capaz de trazer a cura para o seu corpo. Em segundo lugar vemos um rei, que tinha todas as condições de conhecer o Deus de Israel, mas que ficou angustiado e temeroso quando Naamã chegou até ele. O profeta Eliseu não se intimidou diante da fama de Naamã e nem se deu ao trabalho de ir recebe-lo, e sim mandou que fosse se banhar no rio Jordão por 7 vezes, para que fosse limpo da sua doença. Nem sempre o homem de Deus(profeta) vai ter a melhor maneira de se dirigir ao povo, nem sempre ele terá o melhor protocolo, para cada ocasião, mas ele sempre deve ter o seu chamado em primeiro lugar, e obedecer a esse chamado. Amém