O que é perspectiva? É o modo como uma coisa é representada ou vista. Nosso ponto de vista em relação a um objeto.
Nossa perspectiva sobre algo pode mudar dependendo de quão perto ou quão distante estamos do objeto observado.
Quanto mais perto estivermos desse objeto, melhor será para perceber os detalhes, mais fácil será para conhecê-lo mais profundamente. Assim também devemos fazer com relação a Jesus.
Vamos refletir!
Qual a sua perspectiva sobre Deus? Como você o vê? O quão importante ele é para a sua vida? O que você tem feito para se aproximar dele?
Algumas circunstâncias podem interferir na nossa percepção sobre quem é Deus em nossas vidas. A desobediência, o pecado, o medo, a falta de arrependimento são usadas por Satanás para deturpar a visão que temos de Deus.
Gênesis 3. 1-13- Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? 2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.8 E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.9 E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.11 E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?12 Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.13 E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Adão e Eva se encontravam diariamente com Deus, face a face. Deus criou um lugar perfeito para eles viverem. O Senhor provia tudo o que eles necessitavam. Mas isso não impediu que Satanás contaminasse suas mentes e mudasse a perspectiva que eles tinham sobre Deus.
Satanás estabeleceu a dúvida no coração de Adão e de Eva. Fez com que eles duvidassem do amor de Deus.
A verdadeira intenção de Satanás era destruir a comunhão de Deus com o homem . Romper essa conexão que Deus estabeleceu ao criar Adão.
Quando Pecaram, isso ficou evidente. Eles fizeram roupas para si, mas até aquele momento não havia problema com o fato de estarem nus. A desobediência e o pecado fizeram com que o mal e a malícia tomassem seus corações.
Eles se esconderam e tiveram medo de Deus. Satanás conseguiu deturpar a visão que eles tinham de Deus. Eles não quiseram se arrepender. Preferiram endurecer os corações e culpar os outros. Por isso, eles perderam tudo.
E isso pode acontecer conosco também. A desobediência, o pecado e a falta de arrependimento podem deturpar a nossa visão sobre Deus e nos impedir de viver a vida que o Pai sonhou para nós.
“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Isaías 59. 2
Por isso, precisamos nos firmar em Jesus. Nos achegarmos a ele. Entregarmos a nossa vida a ele. Precisamos ter a plena convicção de quem Jesus é em nossas vidas.
As circunstâncias da vida também podem nos tirar a perspectiva correta do que Deus representa em nossas vidas.
Problemas financeiros, dificuldades no trabalho, em casa, na igreja. Dificuldades na família, no casamento, com os filhos. Doenças, desânimo e depressão. Essas situações podem nos distanciar de Deus. E quanto mais distantes estivermos, mais será a possibilidade de não termos uma perspectiva clara de quem Jesus realmente é.
Salmo 77. 1-10 – 1 Clamo a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute.2 Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável!3 Lembro-me de ti, ó Deus, e suspiro; começo a meditar, e o meu espírito desfalece. Pausa4 Não me permites fechar os olhos; tão inquieto estou que não consigo falar.5 Fico a pensar nos dias que se foram, nos anos há muito passados;6 de noite recordo minhas canções. O meu coração medita, e o meu espírito pergunta:7 “Irá o Senhor rejeitar-nos para sempre? Jamais tornará a mostrar-nos o seu favor?8 Desapareceu para sempre o seu amor? Acabou-se a sua promessa?9 Esqueceu-se Deus de ser misericordioso? Em sua ira refreou sua compaixão?10 Então pensei: a razão da minha dor é que a mão direita do Altíssimo não age mais
Nesse trecho, o sambista, em meio às dificuldades, levanta questionamentos sobre o favor, o cuidado de Deus para com ele. Sua perspectiva de Deus era a partir das situações negativas que ele estava vivendo.
Quando a perspectiva que temos de Deus é baseada somente em momentos de sucesso, momentos felizes, não estaremos preparados para confiar no amor dele em momentos difíceis. Nesse momentos podemos desfalecer e desanimar e, a partir disso, minimizar o amor de Deus por nós.
Só a perspectiva correta sobre Deus nos fará ver o quanto ele é fiel, o quanto ele nos ama e quer nos ajudar a superar todas as mazelas que enfrentamos.
Mas, a partir do versículo 11, o salmista muda sua perspectiva de Deus e, então, consegue ver claramente quem Deus é.
11 Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres.12 Meditarei em todas as tuas obras e considerarei todos os teus feitos.13 Teus caminhos, ó Deus, são santos. Que deus é tão grande como o nosso Deus?14 Tu és o Deus que realiza milagres; mostras o teu poder entre os povos.15 Com o teu braço forte resgataste o teu povo, os descendentes de Jacó e de José. Pausa16 As águas te viram, ó Deus, as águas te viram e se contorceram; até os abismos estremeceram.17 As nuvens despejaram chuvas, ressoou nos céus o trovão; as tuas flechas reluziam em todas as direções.18 No redemoinho, estrondou o teu trovão, os teus relâmpagos iluminaram o mundo; a terra tremeu e sacudiu-se.19 A tua vereda passou pelo mar, o teu caminho pelas águas poderosas, e ninguém viu as tuas pegadas.20 Guiaste o teu povo como a um rebanho pela mão de Moisés e de Arão.
O poder e amor de Deus por nós não podem ser minimizados pelas dificuldades que enfrentamos. Nosso Deus é bom, fiel e justo.
Então, mude sua perspectiva sobre Deus hoje. Creia que ele é maior do que o problema que você está enfrentando. Rompa em fé, mesmo em meio a grandes batalhas.
Jesus nos mostrou o caminho.
Mateus 26. 36 – 46- Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: “Sentem-se aqui enquanto vou ali orar”.37 Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.38 Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”.39 Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.40 Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora? “, perguntou ele a Pedro.41 “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.42 E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”.43 Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados.44 Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.45 Depois voltou aos discípulos e lhes disse: “Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores.46 Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai!
Nesse trecho Jesus nos mostra que é humano, que sofre como nós. Mas mesmo diante da dor e tristeza extremas, não se deixou levar por elas. Decidiu manter-se fiel e obediente ao pai.
Jesus não permitiu que, através da desobediência e do pecado, Satanás mudasse a sua perspectiva sobre Deus.
Adão e Eva foram vencidos no jardim e no jardim Jesus derrotou Satanás.
Deus Pai quer que também sejamos vencedores. Para isso, precisamos nos render a Deus, deixar o pecado para trás e confiarmos nele.
Então, mude a sua perspectiva sobre Deus hoje. Amém.
ResponderEncaminharAdicionar reação |