A importância da unidade
TEXTO: Efésios 4:1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz: 4 há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos. 11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
INÍCIO:Nesse texto o AP. Paulo fala de vocação, e o que é vocação? Vocação é o chamado de Deus para cada um de nós, e isso é o individial e exclusivo. É um dom recebido, uma missão a ser realizada pelos escolhidos. A vocação é um processo de desenvolvimento do cristão, agora com sua nova natureza, a partir da entrega de sua vida a Cristo. Nesse teatro vimos algo que Deus nos chama a colocarmos em prática em nossas vidas, e isso é muito sério amada igreja. A unidade é tão importante e que Deus dá tanta importância que no princípio, somente quando criou o homem Deus disse em (Gn. 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra), então podemos ver que toda a trindade foi comprometida com a criação do homem: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, creio que com o claro objetivo de dar um Norte para Igreja de Jesus Cristo, que só mais tarde seria edificada sobre a rocha, Jesus.
Vemos também na Palavra de Deus, os homens em unidade, neste caso para fazer o mal, orquestrando projetos em que Deus não foi consultado(PV. 14:12 Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte). Foi assim que aconteceu, depois do dilúvio, o povo começou a desobedecer a Deus,e se distanciar da sua presença, culminando com a construção da Torre de Babel, sem consultarem a Deus, para que os seus nomes, seus projetos se tornassem famosos e fosse eternizado. (Gn.11:1-6). Sem perguntar a Deus, começaram a construir uma torre para tentar chegar ao céu e até se livrarem, pelas suas mãos de um futuro dilúvio, como se isso fosse possível.
Tudo isso, de uma forma sucinta foi representado no teatro, que acabamos de assistir, onde, por desprezarem o valor da unidade, cada um dos personagens, somente olhavam a parte ruim dos outros, sem atentar para as suas qualidades, e isso só fazia com que se distânciassem um dos outros (Mt. 6:23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas), então como já aprendemos tudo que acontece no natural, tem um reflexo no espiritual, a visão espiritual deles não deixava ver o lado bom e cada um então partiu para o seu próprio caminho, e a cidade sem unidade, estava fadada a desaparecer e a falência.
Deus confundiu a língua do povo que estava construindo a Torre de Babel, porque até então o homem tinha uma só linguagem e eles foram dispersos pela face da terra. Em nosso teatro, houve arrependimento e em um dado momento eles reconheceram que estavam errados e decidiram pelo caminho do perdão (Mat 6:14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós).
CONCLUSÃO: O perdão é o caminho de excelência que Jesus Cristo ensinou para cada um de nós, não de forma teórica, mas na prática, e é isso que Ele espera do povo que é remido e lavado pelo seu sangue. Mas é fácil perdoar? Não, porque achamos que e encaramos o perdão pelos sentimentos e pela nossa alma, esquecendo que o perdão é uma atitude espiritual e que é isso que o Senhor espera de cada um de nós. Quando não liberamos perdão, nossos olhos estarão voltados para aquilo que as pessoas fazem de mal e nunca conseguiremos ver o que há de bom nelas. Vamos entender uma coisa: ninguém vai ser bom que nem eu ou você, porque diante dos nossos olhos, todos são ruins e nós somos os the Best, por isso mesmo que o perdão tem que e deve estar em nosso coração. Aleluiasss. O perdão é algo seríssimo, que Deus chama a nossa atenção, porque o perdão faz parte da sua Essência desde o começo.
Se perdoamos seremos perdoados, mas se não perdoarmos Deus nosso Pai também não nos perdoará. Amém.
PARA REFLEXÃO:
1-O que você acha da unidade?
2-Deus quer a unidade da sua igreja?
3-O que eu tenho feito para que se tenha essa unidade na Igreja?