TEXTO: Lucas 9:51-56 – E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém.52 – E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada,53 – Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém.54 – E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?55 – Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.56 – Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.
INTRODUÇÃO: Eu me lembro que quando eu era criança, as coisas não foram nada fáceis, financeiramente falando, mas num tempo a empresa que o meu pai trabalhava, comprou uma casa na entrada de Matinhos e ai os funcionário podiam se habilitar a passar uma semana naquela casa, em férias. E quando a gente sabia disso, ficávamos eufóricos, já arrumávamos as coisas, não falo mala, porque nem tínhamos mala ou mochila naquela época, vários dias antes. E aí a gente, se perguntassem, prá que tudo aquilo, respondia, é as minhas coisas para ir para a praia. E todos ao olhar para nós, já sabiam que nós íamos para a praia.
Nessa semana fomos ao hospital Maternidade Curitiba conhecer o nosso sobrinho/neto Noah, filho da Jéssica e do Geziel, e antes de entrarmos, tivemos que tirar uma foto na recepção, porque alí é por reconhecimento facial. É feito o cadastro através de um documento com foto e depois a foto que você tirou, ao passar pela catraca, te identifica. Na saída do mesmo jeito, só sai se você foi reconhecido pela tua face. Hoje em muito hospitais, empresas, clínicas, é assim que funciona a identificação. Ah e esses dias, num banco, que precise fazer isso, e não dava de jeito nenhum, com óculos, sem óculos, só não tirei a barba, e ai pedia prá afastar do rosto, aproximar do rosto, virar prá direita, virar pra esquerda, aguarde um momento, e “Não foi possível a tua identificação”.
DESENVOLVIMENTO(Vs.51) Jesus muitas vezes já tinha feito este trajeto da Galiléia/Jerusalém e de Jerusalém/Galiléia, lembrando que a grande maioria dos caminhos eram percorridos a pé ou quando muito num jumento, então porque neste momento do seu ministério, ele e seus discípulos foram denunciados no seu aspecto e na sua face. Era porque esta jornada não era nada semelhante a tantas outras, Jesus começaria o processo da sua ascenção, mas que teria varias etapas a serem cumpridas, sempre lembrando que Jesus estava encarnado como homem, então ele passaria pela: prisão, julgamento, crucificação, morte, sepultamento, ressurreição e ai sim a ascenção, mas Ele manteve o firme propósito de cumprir tudo o que já havia sido profetizado a 700 anos pelo profeta Isaias(Is. 53) e não abriu mão da sua missão e do seu chamado, era prá isso que Ele tinha vindo a terra e viveu entre nós.
Passar por Samaria(Vs.52/53): Havia outro caminho para ir para Jerusalém, que passava pela Peréia, porém deixava a viagem mais longa, então Jesus envia seus discípulos a frente para preparar lugar para passarem a noite, porém não o receberam “Porque o seu aspecto era de quem ia para Jerusalém” Diz o historiador Flavio Josefo e vocês também sabem disso, que os judeus não se davam com os samaritanos, já de há muito tempo e que os samaritanos, ao encontrar em sua geografia judeus indo para outros lugares, até suportavam. Agora ao encontrar judeus, indo para Jerusalém, esses judeus estavam correndo até risco de vida. Então podemos ver que, não somente Jesus tinha o aspecto de quem ia para Jerusalem, mas os seus discípulos(mensageiros) também tinham esse aspecto, por isso foram repelidos pelos moradores de Samaria( Mt.5:10-13- Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.11 – Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.12 – Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.13 – Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens).
Amados, como diz o Ap. Paulo em Rm. 8:38/39 – (Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,39 – Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor). O teu semblante tem que ser como de alguém que está indo para Jerusalém e Jerusalém fica num monte, então sempre, os peregrinos diziam: Estou subindo para Jerusalém, e havia um protocolo religioso prá isso: ”cruzseria MAgora uma perguntinha básica que não quer calar
Jesus manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. Mandou mensageiros que fossem adiante dele para lhe preparar pousada em uma aldeia de samaritanos. Entretanto…
“… Não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém.” (Lucas 9.53)
Aspecto fala de aparência, semblante…Há um ditado que diz: a boca fala do que está cheio o coração.
Jesus foi identificado pelos samaritanos pelo seu aspecto. O próprio Senhor Jesus disse que “Basta ao discípulo ser como o seu Mestre…” ( Mateus 10.25). Dessa maneira, como discípulos de Jesus Cristo, devemos ser identificados também, por nossa aparência neste mundo.
Nosso aspecto jamais deveria ser igual ao de alguém que não tem esperança… Ou mesmo de alguém cujas raizes estão arraigadas na terra, nas coisas de baixo. Nós não somos do mundo como o Senhor Jesus disse: “Não são do mundo, como eu do mundo não sou.” (Joao 17.16).
CONCLUSÃO: Nosso semblante deve sim, demonstrar alegria, felicidade, gozo profundo, pois estamos caminhando para Jerusalém celestial! Ademais, não caminhamos sozinho, temos o Consolador conosco para nos ajudar na jornada. Temos que ser diferentes, pois somos “peregrinos e forasteiros..” ( 1 Pedro 2.11- Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma); não somos daqui…
“… a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso…” AMÉM.
Para reflexão:
1-Diante das circunstância você tem mudado a sua aparência?
2-Você tem convicção da sua subida para Jerusalém?
3-As pessoas tem visto em você um cidadão da Nova Jerusalém?