O que Deus não perdoa

image_pdfimage_print

Galatas 5:1- ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.

INÍCIO: Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão. 

 Mateus 11: 29. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. 

Nestas palavras de Jesus ,há uma chamada para um aprendizado.

O jugo da Lei   e o jugo da graça .

Para os religiosos da época, faltos de entendimento… A Lei servia  para condenar.

A lei revelava o pecado e condenava. 

A graça também revela o pecado, condena o pecado, porém liberta do pecado,  oportuniza perdão ao pecador, e nos constrange com seu amor e nos adverte para não pecarmos mais. 

A lei era um fardo pesado , a graça é um jugo suave e um fardo leve. A graça traz perdão.

Ex disso : a mulher  pega em pecado de adultério , a lei mandava apedrejar, Jesus não negou seu pecado mas ensinou aos acusadores fazerem uma auto análise se não tinham pecados ocultos e aí sim poderiam atirar a pedra. 

Deu a oportunidade de arrependimento, esta mulher reconheceu seu pecado e foi perdoada, e Jesus diz para ela ir em paz e não pecar mais.

A morte por apedrejamento era também destinada aos que amaldiçoassem aos pais, e outros pecados mais.

O pecado é fruto da carne de uma natureza caída.

 O pecado entrou no mundo através da desobediência de Adão e Eva a uma direção de Deus no Jardim do Edem. A partir daí a natureza humana foi contaminada. Por um homem vieram o  pecado e a morte , mas por um homem veio a graça : perdão e vida. Jesus nos amou e veio para nos resgatar da morte, por causa dos nossos pecados.

Há uma lista de pecados na Bíblia .

Gálatas 5: 16. Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 18. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19. Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 

20. a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 

21. as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. 

 Colossenses 3: 5. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; 6. pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; 7. nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas; 8. mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca; 9. não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos.

 Tiago 4: 1. Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2. Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. 3. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. 4. Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 

11. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.

 1 Coríntios 6: 8. Mas vós mesmos é que fazeis injustiça e defraudais; e isto a irmãos. 9. Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, 10. nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 

E tem muitos outros textos que vão falar sobre esta lista de pecados. Em alguns textos são repetidos e outros acrescentados mais.

A Prova dessa natureza é abundante. Ninguém tem que ensinar uma criança a mentir ou ser egoísta; em vez disso, temos que nos esforçar para ensinar as crianças a dizer a verdade ensinar a compartilhar, ensinar o caminho correto que elas devem andar, para não se desviarem.

Todos estes textos que contém esta lista de pecados tem também o contraponto da obra do Espírito Santo em cada um deles. Há perdão para todas estas coisas. 

Mas onde então está o pecado que Deus não pode perdoar e que nos condenará.

Onde quer que as pessoas estejam, há problemas. Charles Spurgeon disse: “Como o sal tempera cada gota no Atlântico, o pecado afeta todos os átomos da nossa natureza. Está tão tristemente lá, tão abundantemente lá, que se você não puder detectá-lo, então está enganado”

Vejamos:

O que Deus não pode perdoar ?

1-O pecado que não foi confessado.

Que não houve arrependimento.

 1 João 1: 9. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

 Atos dos Apóstolos 3: 19. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor.

2-Quando não perdoamos:

 Mateus 6: 14. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15. se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas. 

 Mateus 18: 21. Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? 22. Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete. 

Jesus estabeleceu um padrão de perdão. Perdoar quantas vezes forem necessárias.

Perdoar me confronta. Mas a falta de perdão condena.

O perdão cura a alma, o perdão é do caráter de Deus, é o amor manifestado.

Então podemos concluir que confronto em amor cura a alma. 

Porque devemos perdoar? porque fomos perdoados

O perdão é a arma mais poderosa para libertar,curar e produzir felicidade!

3-A blasfêmia contra o Espirito Santo. Insultar o que é Santo, ato injurioso.

 Mateus 12: 31. Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. 32. Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. – 

 É ofendê-lo e rejeitá-lo. Ele é o único que nos convence do pecado, da justiça e do juízo . Sem ele não há sequer arrependimento. Por causa da soberba e orgulho negaram a obra do Espírito Santo. Atribuir ao que é obra do Espírito Santo aos demônios. Este é o contexto deste versículo que adverte de forma clara este pecado imperdoável.

Porque ele veio com uma missão  João 16: 8. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

4-Apostasia- consiste na condição de afastamento total e definitivo da fé cristã.

Abandono da fé.

  1 Timóteo 4: 1. Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, 2. pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada.

 Hebreus 6: 4. Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, 5. e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, 6. e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério.

Este texto fala dos que foram – iluminados, provaram o dom celestial, experimentaram algo consciente, eram participante , viram milagres, mas apostataram de fé.

Temos o exemplo de 2 homens que Paulo menciona que apostataram da fé e estavam tentando perverter a Timóteo.

  2 Timóteo 2: 16. Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior, 17. e as suas palavras alastrarão como gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto, 18. que se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição é já passada, e assim pervertem a fé a alguns. 

Concluindo :Deus é amor , e para tanto enviou seu filho para que nos reconecta-se com ele , apresentando Jesus como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

 João 1: 29. No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 

Pecado não é uma questão de interpretação, nem de julgamento, mas aquilo que a palavra diz que é pecado , o pecado é igual pra  todos, traz consequências ruins , compromete a santidade. 

Não podemos relativizar o pecado. 

O que é pecado pra mim pôde não ser pecado pra vc? 

Não, pecado é pecado. 

Todo pecado é crime? 

Não , mas todo crime é pecado.

O que o pecado está te custando? Ou melhor o que a falta de confissão de pecado está te custando?

A lei revelava o pecado a graça perdoa o pecado, e nos constrange com seu amor para não pecarmos mais.

O pecado nos escraviza.

O perdão nos liberta.

Precisamos viver uma vida abundante na presença do Pai. AMÉM.

Autora: Apa.Fárida