TEXTO: jO. 1:29- No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
INÍCIO: Ouvimos e lemos na palavra de Deus as respeito de relatos de sacrifícios pelo pecado.
Era o sangue de um animal puro e perfeito mas, antes disso, inocente.
Não devemos nunca nos esquecer dessa palavra: Inocente.
Como podemos nós, seres humanos ter nos tornado tão insensíveis ao ponto de sermos humanos mas agirmos sem humanidade.
Quão importante é para cada um de nós sabermos que sangue inocente foi derramado?
Para aqueles que não sabem o que isso significa, certamente não há valor algum nesse ato.
Desde Abel, o primeiro homem a sacrificar a Deus, Abraão, Isaque, Jacó, Davi, os profetas e sacerdotes, o sangue que através deles eram derramados era para a expiação, para encobrir o pecado do homem, cometido por Adão e perpetuado por todos os homens que vieram a seguir.
DESENVOLVIMENTO: Em Levítico 4:14.. A congregação oferecerá um bezerro como oferta expiatória (Ato de cobrir, reconciliar). 4:15: E os anciãos da congregação imporão as suas mãos sobre a cabeça do bezerro e o animal será degolado diante do Senhor Jeová.
Era óbvio que o homem precisava entender o valor de todo o sacrifício feito para ele e, por essa razão, ele punha suas mãos sobre o animal para que visse e não ocultasse ou fugisse da responsabilidade por aquela vida inocente que pereceria por ele.
A necessidade de sacrifício era constante porque o pecado cometido pelo homem também era constante.
O homem ainda não havia compreendido tudo o que Deus havia feito para ele e por ele, desde a fundação do mundo até a purificação da humanidade através do dilúvio.
Em Gn 6:12 lemos o seguinte: E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne corrompera o seu caminho sobre a face da terra. Gn 6:13: Então, disse Deus a Noé: “O fim de toda criatura é chegado perante mim; porque a terra está cheia da iniquidade dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra.
Era Deus tirando o homem mal cheio de pecado, do mundo, mas a arca, Deus reservou para Noé, ao qual Deus achou graça, e sua boa família.
Entenda que o homem mal pereceu no dilúvio, ou seja, ficou apenas Noé e sua boa família.
AINDA CONTINUAMOS PECANDO
A arca transportou então o homem, que era bom, com Sua boa família, mas que também carregava consigo a maldade. Mesmo Noé sendo bom e estando com sua boa família, eles carregaram e trouxeram para a próxima etapa da vida humana na terra, a maldade. A arca transporta o homem e o homem transporta o mal.
Mais uma vez comprova-se que o homem se corrompe mesmo na presença de Deus, mesmo sendo escolhido por Deus, mesmo sendo-lhe colocado uma missão transformadora.
O QUE COBRE E O QUE TIRA.
Vimos, então, que os muitos sacrifícios, e a quantidade enorme de sangue derramado apenas cobriram os pecados mas, apenas um tipo de sangue podia tirar por completo o pecado do mundo.
Porém a palavra de Deus diz que há uma herança que recebemos das gerações passadas, o seu modo de vida pecaminoso, sua idolatria e tudo mais e que somente o sangue precioso do cordeiro santo nos libertaria.
1Pe 1:18: Sabendo que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual recebestes dos vossos pais, não foi com coisas corruptíveis, como ouro ou prata. 19 Mas com o sangue precioso de Cristo como o de um cordeiro sem mancha e sem contaminação.
Mas, entendo que seria necessário que todos participassem desse momento imprescindível para toda a humanidade: O pai (Deus) entrega o filho, o filho entrega o sangue (Jesus no Getsêmani) e o homem sacrifica o cordeiro, como quem impõe sobre ele as mãos, para olhar em seus olhos e ver que o sangue de um inocente estava sendo derramado por ele (a morte na cruz).
No monte Moriá o sacrifício havia começado em Abraão e seu filho Isaque, o qual seria o sacrifício, porém, não concluído. Deus não permitiu que Isaque fosse sacrificado naquele momento mas, mesmo assim, a geração futura de Abraão cumpriu a promessa em Jesus Cristo.
Era Abraão que gerou Isaque, que Gerou Jacó, que gerou Judá…que gerou Jessé, que gerou Davi… de quem foi gerado Jesus Cristo.
MAS, PORQUE AINDA PECAMOS?
Em minha opinião, entendo que há uma necessidade de posicionamento pessoal pra que as coisas aconteçam.
Nós temos recebido ajuda dos céus desde que o mundo é mundo e Deus tem mostrado o quanto Ele se importa conosco e nos ama e, sendo assim, Ele mesmo providencia que nos aproximemos de Cristo, como está escrito em Jo 6:65: E continuou: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se não lhe for concedido por meu Pai”. Isso é para que, através de Jesus Cristo conheçamos o Reino e o amor infalível de Deus.
Essa é a maneira, ou melhor, esse é o “CAMINHO.”
O Pai nos apresenta a seu filho que, por sua vez nos ensina a respeito do Pai que por sua vez nos amou primeiro.
Assim sendo, precisamos busca-lo todos os dias. É como a água que bebemos tão necessária para saciar a sede de todas as horas, mas buscando essa água de João 4:14, jamais teremos sede novamente.
É preciso, então, buscar a Cristo todos os dias, é preciso ir ao seu encontro e permanecer em sua presença.
Hebreus 9 28 diz: Assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos (Quando diz muitos, é porque nem todos o receberam); e aparecerá pela segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.
Vou dar um exemplo para que se entenda melhor:
No livro de joão 1:29 diz que Jesus é o cordeiro que tira o pecado do mundo, ou seja, ele tira sim, mas para isso é preciso busca-lo, pois ele vai tirar o pecado daqueles que o buscarem, já que ele chama todos a receberem: Ele diz: Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei (Mt 11:28). É necessário, então, busca-lo.
É como um homem que conserta motores de carros: “Olhe, aquele que está ali é o Sr. João, aquele que conserta motores de carros.
CONCLUSÃO: O Sr João pode consertar todos os motores de carros de seu bairro mas, se o motor de meu carro vier a dar problemas, ele não se consertará sozinho, ou seja, eu terei de ir até o Sr João e pedir para que ele o conserte em definitivo e, não apenas dê uma “olhadinha”.
Outra razão porque ainda pecamos é que, em minha opinião, Jesus tira o pecado do mundo mas não tira o causador dos pecados do mundo, o diabo. Esse que está ao derredor de todos, todos os dias, querendo ganhar para si tantos quantos puder.
A busca pela fonte de água que leva para a vida eterna é a solução.
Tentações diárias tentarão nos roubar e distanciar de Deus, mas, com um pouquinho de boa vontade, força e fé poderemos dominar isso.
O apóstolo Paulo diz em Fl 4:8,9: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco. Amém.
Autor: Pr Luiz